Yom Kipur e os conflitos humanos

Véspera – Kol Nidrei – 3 de Outubro, 17h48, inicia-se o jejum  

Dia de Yom Kipur – 4 de Outubro – 10 de Tishrê 5775

Yom Kipur e os conflitos humanosDia do Perdão, a data mais sagrada do calendário judaico. Os dez dias que distanciam Rosh Hashaná e Yom Kipur são de arrependimento, quando fazemos o balanço de nossos atos e vivemos compenetrados, pedimos perdão a quem magoamos, perdoamos quem nos feriu, e rezamos para que nós e nossos entes queridos sejamos inscritos para muitos anos de vida.

Em seu livro “Do Otimismo à Esperança” o Rabino da Inglaterra Lorde Jonathan Sacks escreve analisando o Perdão: “O perdão é coisa mais poderosa que a Bíblia já ensinou a humanidade, e vamos precisar dele nos próximos anos. Pois o que dirão os nossos netos se resolvermos todos os problemas relacionados à tecnologia, mas fracassarmos na solução do problema relacionado aos conflitos humanos? O Ano Novo tem uma mensagem para todos nós. Peça desculpas aqueles que você magoou e perdoa aqueles que o feriram.

Fácil? Não é não. Mas isso é incrivelmente poderoso. É preciso apenas um pouco de coragem para lutar, mas uma quantidade enorme de coragem para perdoar. Um ano bom e paz para todos vocês”.

Este ano especificamente o termo Paz tem um significado especial na concepção mundial diante dos desafios com que nós judeus nos confrontamos constantemente, o Anti-sionismo gerando Antissemitismo.

A nossa B’nai Brith trabalha arduamente em divulgar o passado recente de cerca de setenta e cinco anos do Holocausto nazista, a Shoah, nas principais cidades do país ao professorado. Fazemos lembrar “jamais esqueceremos”, em conjunto com o LEER, da USP, e apoio das Secretarias de Educação.

Que mantenhamos nossa Fé inquebrantável na esperança da Paz mundial, e que todos sejam inscritos e o nosso destino selado é o nosso apelo a D’s.

Chatimá Tová

Em Shalom,

Ernesto Strauss – Diretor Cultural da B’nai Brith do Brasil

Veja também

Dia 02 de maio, acontece mais um encontro através do Canal do YouTube da B’nai B’rith.

Domingo, dia 02 de maio às 17h, acontece mais um encontro através do Canal do …

Deixe uma resposta

Skip to content