Jornadas Interdisciplinares para educadores

São promovidas pela B´nai B´rith do Brasil, B`nai B´rith das cidades onde se realizam, em parceria com instituições como  LEER/USP, – Laboratório de Estudos da Etnicidade e Racismo, Sherit Hapleitá Brasil, com apoio das Secretarias Municipais da Educação de São Paulo, do Rio de Janeiro e do Rio Grande do Sul

Objetivos:

Transmitir aos professores das escolas públicas, das judaicas e aos universitários, a importância e métodos para o ensino do Holocausto, através de diversas matérias, de História a Matemática.
Servir de embasamento para que os professores orientem seus alunos a participar do Concurso sobre Holocausto para a Rede Municipal de Ensino de São Paulo e Rio de Janeiro, e em 2008, pela primeira vez também no Paraná.
Propiciar o contato dos docentes com sobreviventes do nazismo, o que tem um impacto profundo.
Levar aos docentes amplo material didático, através de CDs, apostilas e bibliografia.

 Programação 2012: SP, RJ, RS, Niterói

São Paulo 2012: 1000 educadores reunidos no memorial da América Latina

Rio Grande do Sul

Rio de Janeiro

Niterói

2009

Abraham Goldstein, Ben Abraham, Maria Luiza Tucci Carneiro e Marisa Ricca Ximenes, na mesa de abertura dos trabalhos

 

O público presente

Cerca de  400  educadores, em especial professores da Rede Municipal e Estadual de Ensino da Cidade de São Paulo, participaram da X Jornada Interdisciplinar sobre o Ensino do Holocausto, realizada dia 17 de outubro, no Auditório da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo – FAU/USP.

Sobreviventes, historiadores e diversos especialistas falaram sobre o tema da Jornada deste ano: “Holocausto: Crime contra a Humanidade”, no evento promovido pelo Laboratório de Estudos da Etnicidade, Racismo e Discriminação (LEER/USP) e B´nai B´rith (entidade judaica de Direitos Humanos, criada há 165 anos), com apoio da Secretaria Municipal da Educação de São Paulo, Sherit Hapleitá do Brasil (Associação dos Sobreviventes do Nazismo) e Cyrela.

Na abertura da X Jornada,  a profa. Marisa Ricca Ximenes, assessora especial do Gabinete do Secretário Municipal da Educação de São Paulo, Alexandre Schneider,  ressaltou a importancia desse trabalho com as escolas para a difusão da cultura de paz e que as “jornadas são o que nos alenta para podermos desenvolver o trabalho com os alunos, os pais e a equipe da escola”.

Profª. Drª. Maria Luiza Tucci Carneiro e Dr. Décio Milnitzky

 

Mesa dos sobreviventes do Holocausto, Miriam Necrycz, Janina Sclesinger e Julio Gartner, coordenada pela Profª. Rachel Mizrahi

RIO DE JANEIRO

O público presente

O Rio de Janeiro organizou no dia 9 de setembro , a JORNADA INTERDISCIPLINAR “INTOLERÂNCIA E HOLOCAUSTO: COMO ESTUDAR E ENSINAR EM SALA DE AULA” com a presença de 250  professores da Rede Municipal de Educação sob a responsabilidade acadêmica e organizacional do Programa de Estudos Judaicos da Universidade do Estado do Rio de Janeiro tendo como coordenadoras as professoras Helena Lewin e Silvia R. N. Lerner. A programação contou com a presença da Secretária Municipal de Educação, Professora Claudia Costin e dos docentes Maria Luiza Tucci Carneiro, Wagner Pinheiro Pereira, Edgar Leite, Michel Gherman, Sofia Débora Levy e o depoimento da sobrevivente do Holocausto, sra. Mira Gutfilen.

As avaliações dos professores participantes foram altamente positivas, elogiando a qualidade das conferências, conteúdo, metodologia e recursos audiovisuais. Esse evento pedagógico é uma parceria  com a Associação Beneficente e Cultural B’nai B’rith do Rio de Janeiro e do Brasil e da Secretaria Municipal de Educação do Rio de Janeiro, tendo o apoio da Associação Israelita Religiosa Chevra Kadisha – RJ. Veja mais fotos em Jornadas Interdisciplinares.

Profª. Silvia Lerner ; Profª. Drª. Helena Lewin do Centro de Estudos Judaicos e Claudia Costin, Secretaria da Educação do Município do Rio de Janeiro

2008

V Jornada Interdisciplinar para o Ensino do Holocausto: “História de Vidas Passadas” – – Curitiba. Iniciativa da B´nai B´rith do Paraná,  em parceria com o LEER/USP e B´nai B´rith do Brasil.

VI Jornada Interdisciplinar para o Ensino do Holocausto – Rio de Janeiro – RJ. Parceria com o Núcleo de Estudos Judaicos da UERJ – Universidade Estadual do Rio de Janeiro, sob a coordenação das profas. dra. Helena Lewin e Silvia Lerner.

VII Jornada Interdisciplinar sobre o Ensino do Holocausto:“Por um milhão de crianças” –   São Paulo – SP
Parceria com LEER/USP, Secretária Municipal da Educação de São Paulo e Sherit Hapleitá do Brasil.

 

 

Deixe um comentário