Yom Kipur e os conflitos humanos

Véspera – Kol Nidrei – 3 de Outubro, 17h48, inicia-se o jejum  

Dia de Yom Kipur – 4 de Outubro – 10 de Tishrê 5775

Yom Kipur e os conflitos humanosDia do Perdão, a data mais sagrada do calendário judaico. Os dez dias que distanciam Rosh Hashaná e Yom Kipur são de arrependimento, quando fazemos o balanço de nossos atos e vivemos compenetrados, pedimos perdão a quem magoamos, perdoamos quem nos feriu, e rezamos para que nós e nossos entes queridos sejamos inscritos para muitos anos de vida.

Em seu livro “Do Otimismo à Esperança” o Rabino da Inglaterra Lorde Jonathan Sacks escreve analisando o Perdão: “O perdão é coisa mais poderosa que a Bíblia já ensinou a humanidade, e vamos precisar dele nos próximos anos. Pois o que dirão os nossos netos se resolvermos todos os problemas relacionados à tecnologia, mas fracassarmos na solução do problema relacionado aos conflitos humanos? O Ano Novo tem uma mensagem para todos nós. Peça desculpas aqueles que você magoou e perdoa aqueles que o feriram.

Fácil? Não é não. Mas isso é incrivelmente poderoso. É preciso apenas um pouco de coragem para lutar, mas uma quantidade enorme de coragem para perdoar. Um ano bom e paz para todos vocês”.

Este ano especificamente o termo Paz tem um significado especial na concepção mundial diante dos desafios com que nós judeus nos confrontamos constantemente, o Anti-sionismo gerando Antissemitismo.

A nossa B’nai Brith trabalha arduamente em divulgar o passado recente de cerca de setenta e cinco anos do Holocausto nazista, a Shoah, nas principais cidades do país ao professorado. Fazemos lembrar “jamais esqueceremos”, em conjunto com o LEER, da USP, e apoio das Secretarias de Educação.

Que mantenhamos nossa Fé inquebrantável na esperança da Paz mundial, e que todos sejam inscritos e o nosso destino selado é o nosso apelo a D’s.

Chatimá Tová

Em Shalom,

Ernesto Strauss – Diretor Cultural da B’nai Brith do Brasil

Veja também

Para quem perdeu a excelente live de ontem, com o depoimento do jornalista Caio Junqueira, da CNN, sobre sua recente viagem a Israel a convite da B’nai B’rith

Para quem perdeu a excelente live de ontem, com o depoimento do jornalista Caio Junqueira, …

Deixe um comentário