Presidente da Autoridade Palestina, Mahmoud Abbas dissolve o governo

O presidente da Autoridade Palestina, Mahmoud Abbas (AP) Mahmoud anunciou que dissolveu o governo de unidade formado em junho passado com o Hamas. Ele indicou o primeiro Rami Hamdallah para negociar com todas as facções palestinas a formação de um novo governo, inclusive com o Hamas.

A Rádio das Forças de Defesa de Israel informou que a questão eram as solicitações do Hamas, de uma nova configuração de ministros. De acordo com o relato, Abbas tentará estabelecer um governo sem o Hamas.

Fontes próximas à Abbas disseram que a atitude seria uma resposta ao Hamas estar buscando viabilizar um longo cessar-fogo com Israel, sem a participação de Abbas, que gostaria que as negociações fossem com de ministros do Hamas atuando em seu governo.

No entanto, autoridades do Hamas informaram não aceitar a dissolução unilateral do governo.

Ambos os lados vem fazendo acusações. O porta voz da Fatah, de Abbas, disse em setembro, que o Hamas recebeu vastas somas de dinheiro doado por muçulmanos de todo o mundo durante a Operação Limite Protetor, mas não usou os recursos para benefício dos civis.

Já o Hamas acusou a Autoridade Palestina de não liberar fundos para a Faixa de gaza, afirmando que a miséria dos moradores locais servia aos propósitos da AP de receber doações internacionais.

Veja também

Comunicado da B’nai B’rith Brasil em relação ao ataque do Irã contra Israel

A B’nai B’rith do Brasil condena o ataque indiscriminado lançado contra o Estado de Israel …