NOTA DA B´NAI B´RITH em relação ao trágico falecimento do jornalista RICARDO BOECHAT

É com muita tristeza que redigimos esta nota de pesar. Uma grande perda para o Jornalismo e, principalmente, para a defesa da pluralidade de opiniões, característica do jornalista Ricardo Boechat que, com propriedade, fazia o seu papel, cutucando, divergindo, chamando atenção, indo a fundo em uma pauta, sempre com elegância.

Muitas vezes, não concordávamos com o que ele dizia. Mas é essa mesma a função do jornalismo: provocar e induzir a reflexão para eventual mudança de opinião, confirmação de nossas convicções ou um meio termo. Ele desempenhava muito bem este papel. Nos fazia pensar fora da caixa.

A B´nai B´rith, como uma das mais antigas organizações judaicas humanitárias, de ação social e de direitos humanos no mundo, é defensora do debate, do diálogo, principalmente entre os que têm ideias totalmente divergentes, para a construção de um mundo mais equilibrado, harmonioso e justo.

Esta perda será muito sentida no nosso Brasil, principalmente em um momento em que jornalistas como Boechat ajudavam a equilibrar, com coragem, nossa realidade.

Urge que seja averiguada responsabilidade das autoridades sobre o uso da aeronave como táxi-aéreo, pois foi noticiado que ela não tinha autorização para essa atividade específica.

Aos familiares de Boechat – em especial à mãe, esposa e filhos – e à família do piloto, Ronaldo Quattrucci, nossos mais sinceros sentimentos. Solidarizamo-nos com a esta profunda dor.

Abraham Goldstein
Presidente da B´nai B´rith do Brasil

Veja também

Para quem não pôde participar da interessante palestra sobre os judeus etíopes ministrada pelo jornalista Sionei Ricardo Leão, segue na íntegra

Para quem não pôde participar da interessante palestra sobre os judeus etíopes ministrada pelo jornalista …