É com muita tristeza que redigimos esta nota de pesar. Uma grande perda para o Jornalismo e, principalmente, para a defesa da pluralidade de opiniões, característica do jornalista Ricardo Boechat que, com propriedade, fazia o seu papel, cutucando, divergindo, chamando atenção, indo a fundo em uma pauta, sempre com elegância.
Muitas vezes, não concordávamos com o que ele dizia. Mas é essa mesma a função do jornalismo: provocar e induzir a reflexão para eventual mudança de opinião, confirmação de nossas convicções ou um meio termo. Ele desempenhava muito bem este papel. Nos fazia pensar fora da caixa.
A B´nai B´rith, como uma das mais antigas organizações judaicas humanitárias, de ação social e de direitos humanos no mundo, é defensora do debate, do diálogo, principalmente entre os que têm ideias totalmente divergentes, para a construção de um mundo mais equilibrado, harmonioso e justo.
Esta perda será muito sentida no nosso Brasil, principalmente em um momento em que jornalistas como Boechat ajudavam a equilibrar, com coragem, nossa realidade.
Urge que seja averiguada responsabilidade das autoridades sobre o uso da aeronave como táxi-aéreo, pois foi noticiado que ela não tinha autorização para essa atividade específica.
Aos familiares de Boechat – em especial à mãe, esposa e filhos – e à família do piloto, Ronaldo Quattrucci, nossos mais sinceros sentimentos. Solidarizamo-nos com a esta profunda dor.
Abraham Goldstein
Presidente da B´nai B´rith do Brasil
Você precisa fazer login para comentar.