2019 – Lembrar, aprender e melhorar com a expêriencia dos que Sobreviveram ao Holocausto!

Em janeiro de 1945, há 74 anos, os aliados – especificamente os russos – chegaram e libertaram o maior campo de extermínio projetado e operado pelos #Nazistas: Auschwitz-Birkenau.

Apenas em final de 2005, a Assembléia Geral das Nações Unidas aprovou um programa EDUCACIONAL e um DIA INTERNACIONAL em MEMÓRIA DAS VÍTIMAS DO HOLOCAUSTO – 27 da janeiro.

Foi necessário aprovar este programa e lembrança porque já se percebia a manifestação por alguns crescentes grupos sociais e políticos da discriminação e intolerancia em diversos países. Além do fato de a memória das novas gerações não ser mais sensível ao passado recente onde o ódio e o autoritarismo levaram à morte milhões de pessoas, entre eles, 6 milhões de judeus, apenas porque eram judeus.

A B’nai B’rith, fundada em 1843, e presente no Brasil desde 1932, tem atuado pela constante promoção dos valores universais do judaismo, incluindo o apoio ao Estado de Israel e a promoção da cultura e educação democrática em defesa dos Direitos Humanos e Cidadania.

Muitos membros de nossa entidade vieram ao Brasil, mesmo com todas as dificuldades da diplomacia brasileira da época, como refugiados e com formidável resiliência, paciência, apoio fraternal e coragem. Reconstituíram suas famílias, suas vidas e, principalmente, atuaram e atuam na educação das novas gerações de brasileiros alertando para as consequências de aceitar a intolerância, as mensagens de ódio, discriminação e separação entre NÓS e ELES.

Convidamos cinco de nossos membros a deixarem a sua mensagem em vídeo. E todos, prontamente, o fizeram. Abaixo, passamos os links para que possam ver.

Atentem para o registro de Ernesto Strauss, Betty Hercovici, Tom Venetianer, Rita Braun e Rachel Gotthilf. Cada um com a sua experiência e sua mensagem.

Agradecemos a cada um pela sua contínua e eterna contribuição para todos nós e a humanidade.

Trabalhamos para que NUNCA MAIS qualquer grupo social, religioso e étnico venha a sofrer o que sofremos com o Holocausto. Por isso, conhecer a mensagem dos sobreviventes e manter-se educado e atento é um passo fundamental para atuar por uma convivência respeitosa, harmônica e feliz.

Saudações a todos,

Abraham Goldstein
Presidente da B’nai B’rith do Brasil

Compêndio de cinco vídeos citados acima:
 Ernesto Strauss:  https://youtu.be/7–3HpZtxZs
 Betty Herscovici:  https://youtu.be/9wXavOAOeY0
 Tomas Venetianer: https://youtu.be/uBER1obygOw
 Rita Braun: https://youtu.be/Q8ZkL4udpTk
 Rachel Gotthilf:  https://youtu.be/TDyCIUKqMpw

Veja também

Encontro especial com a empreendedora cultural Yael Steiner.

A B’nai B’rith convida para encontro especial com a empreendedora cultural Yael Steiner. 04/03, segunda …