OAB-SP lança Manifesto de Combate à Intolerância Religiosa na Internet, junto com Conib e B’nai B’rith

Lançado dia 9 de novembro, pela Comissão de Direito e Liberdade Religiosa da OAB SP perante um auditório lotado o Manifesto de Combate à Intolerância Religiosa na Internet. Esta é uma forma pacífica de atuar contra o ódio, disse a Dra. Damaris Moura Kuo, presidente da Comissão, que há mais de uma década se dedica aos Direitos Humanos.

No evento realizado na Câmara Municipal de São Paulo, a Dra. Ivete Senise Ferreira, vice-presidente da OAB-SP, ressaltou a importância da reunião dos religiosos de diversas crenças ali presentes para promover este manifesto, necessário ante o crescimento do impacto da internet na vida de todos.

Dr. Rony Vainzof, 2o. secretário da Confederação Israelita do Brasil, ministrou palestra mostrando fatos, o perigo da rápida difusão do ódio e suas terríveis consequências. A necessidade de cumprimento da Constituição e do compromisso dos provedores, alguns dos quais já vem inserindo a questão do ódio e da intolerância em suas regras de conduta, foram abordados por Vainzof.

Abraham Goldstein, presidente da B’nai B’rith do Brasil lembrou que a data marcava os 77 anos da Noite de Cristal, quando na Alemanha nazista, milícias governamentais em roupas civis incendiaram mais de 200 sinagogas, quebrando lojas e invadindo casas de judeus, levando milhares de homens que não mais retornaram. Destacou a presença de Hans Bergmann, testemuha daquela Noite, que aos 90 anos, segue como ativista da B’nai B’rith.

Na ocasião, foram entregues 3 mil assinaturas pelo Dr. Alcides Coimbra, diretor da Unasp.

A deputada Estadual Clélia Gomes, primeira mãe-de-santo eleita para cargo político no Brasil, aderiu ao Manifesto, colocando todo seu gabinete à disposição, pontuando a importância do respeito às diferenças.

image
Da esquerda para direita: Prof. Samuel Gomes de Lima, presidente da Associação Brasileira de Liberdade Religiosa, Rony Vainzof, 2 º secretário da Confederação Israelita do Brasil, Clélia Gomes, deputada estadual, Damaris Dias Moura Kuo, presidente da Comissão de Direito e Liberdade Religiiosa da OAB-SP, Abraham Goldstein, presidente da B’nai B’rith do Brasil, Camila Godoi da Silva, vereadora de Itapevi, Jader Freire de Macedo Junior, vice-presidente da Comissão de Direito e Liberdade Religiosa da OAB-SP e Dr. Alcides Coimbra, diretor da Unasp.
image2
Fotos: José Luis da Conceição/OABSP

Veja também

Mais uma viagem de sucesso foi realizada pela nossa B´nai B´rith, desta vez em São lourenço – MG

Mais uma viagem de sucesso foi realizada pela nossa B´nai B´rith. Desta vez foi a …