Grécia X Alemanha: reparação pela perseguição nazista

A comunidade judia grega relembrou no domingo o aniversário da primeira deportação para os campos de concentração nazistas durante a 2ª Guerra Mundial.

No meio das difíceis negociações entre Atenas e Berlim a respeito da dívida pública grega com a zona euro – e sobretudo com os credores alemães -, o governo do primeiro-ministro grego, Alexis Tsipras, reabriu a questão das reparações de guerra por parte da Alemanha.

Martirizada pela ocupação nazista durante a Segunda Guerra, a Grécia agora dá o troco. A demanda grega tem três partes: a indenização pelos estragos da ocupação nazista, o reembolso de empréstimo “concedido” pela Grécia ao governo de Hitler e a reparação às famílias de 218 civis, homens, mulheres e crianças, massacrados com grande selvageria numa aldeia grega pelos soldados alemães.

O governo e os juristas alemães alegam que o problema já foi resolvido nos acordos de Londres, de 1953, e de Moscou, 1990, que quitaram as dívidas alemãs oriundas da Segunda Guerra. Outros especialistas, gregos e europeus, pensam que as duas últimas reivindicações gregas ainda podem ser cobradas dos alemães.

A construção da União Europeia apaziguou muitos dramas históricos que sacudiram e ensanguentaram o Velho Mundo nos dois últimos séculos. Porém, vira e mexe o passado das guerras europeias volta aos debates da atualidade.

15mar2015grafitesalonica

Homem passa por grafite dedicado ao Holocausto na cidade grega de Salônica.

 

Veja também

Comunicado da B’nai B’rith Brasil em relação ao ataque do Irã contra Israel

A B’nai B’rith do Brasil condena o ataque indiscriminado lançado contra o Estado de Israel …