Equipe do Technion descobre que supressão genética poderia curar doenças

Há mais de uma maneira de suprimir um gene – e uma nova descoberta feita por cientistas no Instituto Technion, em Israel, poderia levar a um novo método revolucionário de regular a atividade genética.

Em um estudo publicado no jornal científico Nature Communications, o professor assistente Roee Amit, membro da Faculdade de Biotecnologia e Engenharia de Alimentos do Technion descreve um mecanismo em que uma proteína pode intervir fisicamente entre um gene e um fator que tenta ativá-lo.

Esse mecanismo, até agora desconhecido, poderia permitir que os cientistas desenvolvessem métodos para erradicar doenças como a fibrose cística e anemia falciforme, bem como as doenças causadas pela atividade do gene ou mutações, como muitas formas de câncer.

“Este modelo verificado através de experimentos realizados em 300 sequências reguladoras sintéticas em bactérias e nos levou a este novo conceito”, disse Amit.

“Acreditamos agora que este mecanismo evoluiu como um mecanismo eficaz para o “silenciamento” de genes” acrescentou.

Supressão genética é um termo biológico que remete para a repressão da atividade genética da célula. A pesquisa e a elaboração de um método global de regulação foram muito difíceis, porque cada gene é ativado a sua própria maneira.

Como este método é novo serão necessárias muito mais pesquisas, mas os resultados iniciais qualificaram a equipe a receber uma subvenção de 4 milhões de euros do programa de tecnologias abertas emergentes e futuras do programa Horizonte 2020 da Comissão Europeia. A equipe se ampliará e mais cinco grupos de pesquisa trabalharão juntos para decifrar os códigos de regulação principais de bactérias, leveduras, células de mamíferos e as moscas, em um esforço para entender melhor a supressão genética e a forma em que pode aplicar nos seres humanos para prevenir doenças.

www.itongadol.com.ar

Veja também

Comunicado da B’nai B’rith Brasil em relação ao ataque do Irã contra Israel

A B’nai B’rith do Brasil condena o ataque indiscriminado lançado contra o Estado de Israel …