Comunidade judaica critica artigo de Caetano Veloso

“Prezado Caetano: assim como milhões de brasileiros e israelenses, sou admirador de seu trabalho artístico. Recentemente, durante o seu show “Dois amigos, um século de música”, realizado com Gilberto Gil em Tel Aviv, vocês foram recebidos com todo o carinho e ovacionados de pé por milhares de fãs. Também foram prestigiados pelo “Prêmio Nobel” Shimon Peres, que os qualificou de “mensageiros da paz”.

Na ocasião, você realmente estava emocionado e agradecido. E afirmou, em alto e bom som: “Essa é a minha quarta visita a Tel Aviv. Amei-a da primeira vez e continuo apaixonado. Aqui, me sinto em casa”. Por isto, Caetano, causou estranheza o seu artigo publicado na Folha SP. O que mudou? Por que de repente se sentiu pressionado por grupos que pregam o ódio a Israel – e passou a justificar facadas e ataques a inocentes? Por que decidiu participar do boicote a inovadores produtos israelenses – que tanto contribuem para a humanidade – promovido incessante e inconsequentemente pelo BDS (“Boicote, Desinvestimento e Sanções”)?

 

Caetano, você é um artista consciente. Consagrado e valorizado por suas músicas; reconhecido e respeitado pela defesa dos ideais democráticos. O que vai ganhar pregando “Boicote, Desinvestimento e Sanções”? Infelizmente, você me entristeceu e decepcionou com um texto destoante de seu histórico pessoal e artístico. Não se deixe influenciar por palavras distorcidas e posicionamentos que incitam a violência e promovem a desarmonia. Esta “paz” ninguém quer! Oxalá que você tenha oportunidade de ir novamente a Israel para realmente aprofundar-se nas questões sobre o país. Enquanto esse dia não chega, vá à Bahia e reflita sinceramente sobre o que escreveu. Procure fontes notoriamente equilibradas e, depois, com total serenidade e isenção, publique uma nova versão com os conhecimentos adquiridos.

Coloco-me à sua disposição.

Um forte abraço, Mauro Wainstock”

Jornal Alef

Veja também

Comunicado da B’nai B’rith Brasil em relação ao ataque do Irã contra Israel

A B’nai B’rith do Brasil condena o ataque indiscriminado lançado contra o Estado de Israel …