CONIB Lamenta Postura de Caetano Veloso sobre Israel e Pede Equilíbrio

A Confederação Israelita do Brasil lamenta profundamente o teor do artigo escrito por Caetano Veloso na edição deste domingo do jornal Folha de S. Paulo. Foi digna de elogios sua decisão e a de Gilberto Gil de realizar seu show em Tel Aviv neste ano, desafiando os pedidos de grupos de ódio que pregam o boicote cego a Israel.

Mas Caetano perseguiu um roteiro traçado e guiado por representantes do próprio movimento de boicote e foi exposto a apenas um lado do enorme sofrimento dos dois povos. O terrível conflito árabe-israelense deve ser endereçado por meio de negociações de paz que levem à criação de um Estado palestino vivendo em paz e segurança ao lado do Estado de Israel. Ao escolher ver apenas um lado da questão, Caetano fez um desserviço à causa da paz que defende e, apesar de suas boas intenções, tornou-se porta-voz de pregadores do ódio e da discriminação.

“A campanha de boicote a Israel é parte de um monstruoso movimento internacional de raiz antissemita que só quer ver e simpatizar com um lado do conflito árabe-israelense. Basta ver as mensagens do movimento de boicote a Israel para identificar em suas palavras, em sua iconografia e em seu desejo de perseguir o Estado judeu todos os elementos clássicos do antissemitismo. Caetano Veloso, infelizmente, sucumbiu a essa onda antissemita e se fez cego diante da incitação ao terrorismo e ao ódio contra os judeus nos lugares que visitou e nos movimentos com os quais agora simpatiza”, diz Fernando Lottenberg, presidente da Conib.

“Ao invés de dizer que não pretende voltar a Israel, sugerimos que Caetano retorne ao país que ama tanto as suas músicas para entender melhor o que lá se passa”, completa Lottenberg.

Veja também

Para quem perdeu a excelente live de ontem, com o depoimento do jornalista Caio Junqueira, da CNN, sobre sua recente viagem a Israel a convite da B’nai B’rith

Para quem perdeu a excelente live de ontem, com o depoimento do jornalista Caio Junqueira, …