Mergulho, peça sobre tolerância e identidade vai até 28/10

Espetáculo sobre tolerância, alteridade e diversidade estreou em outubro.

Dirigido a jovens e adultos, a montagem busca sensibilizar e fomentar a coexistência de identidades culturais e étnicas diferentes presentes na sociedade.

O espetáculo continua em cartaz até o dia 28 de outubro no Espaço VIGA (Rua Capote Valente 1323 Pinheiros)
Reservas pelo e mail mergulhoespetaculo@gmail.com aos sábados e domingos (20 e 19h respectivamente).
Classificação: 12 anos. R$ 40 (meia R$ 20).
Apoio da B’nai B’rith.

A partir de aspectos representativos do universo jovem, o espetáculo Mergulho, da Cia. Gesto de Teatro expõe diversas formas de discriminação e seus reflexos no cotidiano. Na trama, três personagens que representam grupos étnico-culturais tornam-se metáforas de outras minorias que convivem numa cidade como São Paulo. Netos de judeus sobreviventes do Holocausto, influências das raízes negras e indígenas no Brasil e a discriminação contra migrantes nordestinos.

A montagem, uma adaptação da criação coletiva do grupo Gesto, traz pela primeira vez ao circuito comercial um projeto que teve a dramaturgia elaborada a partir de pesquisas e conversas com especialistas (sociólogos, antropólogos, psicanalistas, educadores, jornalistas, escritores e lideranças juvenis) e com jovens e educadores em Instituições diversas (Pastoral da Juventude, colégios e cursinhos).

No palco, a dinâmica dos atores se desenvolve de forma lúdica. A cenografia, os figurinos e os acessórios respondem a uma composição que acompanha a concepção do Faz de Conta do jovem.

Símbolos pesquisados das culturas retratadas no espetáculo surgem, em diversos momentos, como elementos constitutivos das diferentes identidades. Assim, o uso prático de cada elemento e a sua transformação em novos objetos, permite que a concepção imaginativa da estética da peça transforme um cubo em mesa de bar ou em mesa de uma casa onde se celebram as festividades, conflitos e diálogos possíveis no decorrer da peça.

FICHA TÉCNICA
Elenco: Gabriela Oliveira, Guillermo Alves e Leonardo Trovão
Direção e trilha sonora: Leslie Marko
Dramaturgia: Adaptação da criação coletiva do Grupo Gesto
Cenografia e adereços: Urga Maira Cardoso
Projeto de iluminação: Tomé de Souza
Projeto gráfico: Renata Ribak
Vídeo: Rachel Vianna
Assessoria de Imprensa: Guillermo Alves e Leslie Marko
Realização: Cia. Gesto de Teatro

Veja também

Comunicado da B’nai B’rith Brasil em relação ao ataque do Irã contra Israel

A B’nai B’rith do Brasil condena o ataque indiscriminado lançado contra o Estado de Israel …