Israel, Grécia e Chipre: pressão sobre a Turquia

A reunião trilateral entre líderes de Israel, Grécia e Chipre coloca pressão sobre a Turquia para alcançar um avanço diplomático com Israel, disse Gallia Lindenstrauss, pesquisadora do Instituto Nacional de Estudos de Segurança, segundo o jornal Algemeiner, na semana passada.

“Em curto prazo, no entanto, acho que a reunião tripartite em Chipre foi um impulso para o lado turco tentar avançar com Israel,” antes de o país concluir seus acordos com Chipre e Grécia, disse Lindenstrauss, cujo foco é a região do Mediterrâneo Oriental.

As relações entre Jerusalém e Ancara se romperam após o incidente de Mavi Marmara em 2010 (flotilha de bandeira turca que se dirigia à Faixa de Gaza). Relatórios recentes sugeriram que os dois países estavam perto de uma aproximação.

Lindenstrauss disse que o futuro da região depende fortemente das negociações de paz em Chipre. “Uma solução em Chipre poderia virar o jogo e viabilizar a perspectiva de exportação israelense de gás natural para a Turquia e até mesmo para a Europa,” via Chipre, afirmou.

A realidade é que é muito mais caro construir um gasoduto através de Chipre à Grécia do que para a Turquia. Mas, como ela observou, as declarações do ministro da Defesa israelense Moshe Ya’alon na Grécia, sobre compras turcas de óleo do estado islâmico não foram “construtivas nessa fase de negociações”.