A Universidade Federal do Rio Grande do Sul e o Salão dos Atos promoveram o painel Compromisso Moral e Lições de Solidariedade, trazendo depoimentos de sobreviventes do Holocausto, como parte das atividades ao longo dos seis meses de exposição de “As Meninas do Quarto 28”.
A mostra teve como parceiros a Federação Israelita-RS, B’nai B’rith/RS, Instituto Cultural Judaico Marc Chagall e Sinagoga SIBRA.
Em um auditório lotado, o painel contou com a mediação da historiadora Ieda Gutfreind. A participação dos sobreviventes iniciou com a apresentação de um vídeo sobre Hertha Spier. Confinada com sua família no Gueto de Cracóvia, passou depois pelos campos de concentração de Plaszow, Auschwitz e Bergen Belsen, sendo a única a sobreviver. O vídeo mostra seu esforço em viver uma vida plena. Um livro sobre sua história foi oferecido ao Museu da UFRGS.
Em seguida, apresentaram suas lembranças Johannes Melis, Bernard Katz e Curtis Stanton. O público, em sua maioria alunos da universidade, fez inúmeras perguntas e eles responderam a questões como a existência, ou não, da espiritualidade na sua forma de encarar a tragédia que se abateu sobre sua vida, o papel do Estado de Israel, dentre outras. Ao final, os palestrantes foram presenteados por parte do Museu. Liana Yara Richter, foi uma das organizadoras pela B’nai B’rith/RS.
Você precisa fazer login para comentar.