Atentado terrorista em Jerusalém

Uma explosão na área industrial do bairro de Talpiot,  Jerusalém no início da noite desta segunda-feira que feriu 21 pessoas, incluindo uma em estado crítico, parece ter sido um ataque terrorista, resultado de uma bomba.

O ônibus estava quase vazio quando explodiu, mas um carro e outro ônibus se envolveram, aumentando o número de feridos.

Após a confusão inicial sobre a causa do incêndio, o porta-voz de polícia Micky Rosenfeld disse que uma equipe forense, auxiliada por peritos em eliminação de bombas, confirmou que os incêndios foram inflamados por um dispositivo explosivo.

As autoridades afirmam: “O que confirmamos é que os restos de um dispositivo explosivo foram encontrados em um dos ônibus,” disse Rosenfeld.

“Mas ainda estamos interrogando as pessoas que estão no hospital para determinar o que aconteceu momentos antes da explosão e apesar dos fortes indícios, estamos trabalhando com cuidado e com cautela para confirmar se foi um ataque terrorista.”

Rosenfeld disse que a polícia estava relutante para confirmar que a explosão foi formalmente um ataque terrorista, até que uma investigação pela polícia e o Shin Bet (Agência de Segurança de Israel) seja oficialmente finalizada.

Abouloff Aric, chefe do Departamento de Bombeiros de Jerusalém, cujo rosto estava parcialmente coberto de fuligem após ajudar a extinguir as chamas, disse que seis bombeiros,  um caminhão-tanque e um veículo de resgate foram enviados ao local.

“No momento em que chegámos vimos que o ônibus estava completamente em chamas, e um veículo particular azul ao lado dele também estava em chamas,” disse.

“Um segundo ônibus atrás o primeiro ônibus também pegou fogo, por isso começamos a apagar os incêndios usando espuma imediatamente e depois colocamos fizemos uma rápida inspeção para ter certeza de que ninguém estivesse preso nas ferragens.”

Abouloff disse que demorou cerca de 30 minutos para apagar as chamas, acrescentando que ele estava surpreso de que não houve mortos. “Houve muita sorte aqui hoje,” disse. “Isso poderia ter sido muito pior.”

Na noite desta segunda-feira, o porta-voz do centro médico da Universidade Hadassah, Hadar Elboim disse que sete vítimas estão sendo tratadas no hospital de Ein Kerem e três estão no hospital Monte Scopus.

“Quatro dos pacientes no Ein Kerem estão em condições de moderada a grave e os três no Monte Scopus estão em boa condição,” disse Elboim.

Entretanto, a porta-voz do Shaare Zedek Medical Center, Shoham Ruvio disse que um homem não identificado está em estado crítico, e passando por uma cirurgia de emergência às 21:00. “Um homem está em estado muito grave, e temos outros dois em estado moderado e sete outros em condição muito leve,” afirmou.

O primeiro-ministro Benjamin Netanyahu anunciou a explosão e os incêndios para uma multidão atordoada durante um discurso que proferiu em Lisboa na noite de desta segunda-feira.

“Vamos encontrar quem preparou e enviou os explosivos, bem como aqueles que os ajudaram,” disse. “Vamos acertar contas com esses terroristas.”

www.jpost.com/

Veja também

Nutrição sem tabus, com a nutricionista Viviane Szaf, em mais encontro do Grupo de Ativismo Feminino da B’nai B’rith São Paulo

Aconteceu nesta segunda-feira mais encontro do Grupo de Ativismo Feminino da B’nai B’rith São Paulo. …