Homenagem de Curitiba para Ester Proveller Z”L na sinagoga Beit Yaacov

A comunidade israelita do Paraná prestou significativa homenagem a uma de suas principais ativistas, Ester Proveller, falecida inesperadamente em julho último. A homenagem aconteceu por ocasião de seu Shloshim, entre as orações da tarde e da noite na Sinagoga Beit Yaacov, em Curitiba, no domingo 12/8, com a presença de muita gente da coletividade, familiares e pessoas de seu círculo de amizade e trabalho fora da comunidade.

Em nome do Conselho Comunitário, da Federação Israelita do Estado do Paraná e das diversas entidades congregadas, falou o presidente da Federação, Isac Baril, que, ao destacar o ativismo de Ester Proveller leu mensagem e resumo do relatório da gestão dela à frente da Kehilá do Paraná, quase uma década atrás. Também falou o ativista Ari Zugman, que idealizou a homenagem e, enalteceu a figura de Ester Proveller, ressaltando sua atuação na comunidade como presidente da Kehilá e do Centro Israelita do Paraná e em especial como presidente da B’nai B’rith do Paraná, “onde desenvolveu uma brilhante atividade como a do Projeto Tikun Olam em benefício das crianças internas no Hospital Pequeno Príncipe”.

Ainda falaram durante a cerimônia, Marco Aurélio Kriger, ao lado de Márcia, filhos de Ester Proveller Z”L que, emocionados, recordaram a personalidade marcante de sua mãe e as múltiplas atividades que ela exerceu com uma energia e ânimos singulares, e sempre presente com seu carinho materno. Por último, Marli Kunifas, em seu próprio nome e no da B’nai B’rith do Paraná, foi brilhante em suas palavras, ao lembrar que era amiga de Ester Proveller desde que era adolescente, e é testemunha do seu incansável trabalho ao longo de sua vida “dedicada ao próximo, quer como profissional psicóloga, quer como espírito agregador comunitário”.

Ester Proveller Z”L comandando uma atividade do Projeto Tikun Olam para crianças do Hospital Pequeno Príncipe, de Curitiba

Veja também

Comunicado da B’nai B’rith Brasil em relação ao ataque do Irã contra Israel

A B’nai B’rith do Brasil condena o ataque indiscriminado lançado contra o Estado de Israel …