Dia Nacional do Voluntariado

Neste dia muito especial, queremos cumprimentar todos os #voluntários, do Brasil e do mundo, e, em especial, os da B´nai B´rith, que realizam um trabalho maravilhoso, há mais 177 anos em todo o planeta, e 88 no Brasil, com base em nossos pilares que são:  Beneficência,  Harmonia e  Fraternidade, em favor da  Cultura,  Educação e Direitos Humanos.

O  voluntariado, pilar do “Terceiro Setor”, colabora sobremaneira para a desenvolvimento da sociedade. Ele acaba sendo o braço que o Estado não consegue e, muitas vezes, nem cabe alcançar. A sociedade tem a responsabilidade em participar. E aí entram os voluntários por meio das instituições e organizações não governamentais, praticando a sua cidadania, cooperação e respeito com o próximo.

Um ponto importante que devemos chamar atenção é que o voluntariado não deve ser confundido com assistencialismo pois tem como foco despertar nas pessoas sua força de ação, seus deveres e seus direitos como cidadãos para agirem, se desenvolverem, se organizarem e se unirem para um futuro melhor e para ajudarem a si próprios e a seus semelhantes. É a velha história de ensinar a pescar em vez de dar o peixe.

É muito importante que as ações voluntárias, as quais vêm crescendo, sejam cada vez mais estimuladas e que as novas gerações possam se engajar, sentindo o gosto dessa relevante ação, que é ajudar a transformar seu entorno – e, consequentemente, a sociedade – para melhor. Proporcionando uma maior integração entre as pessoas, grupos sociais, promovendo desenvolvimento, igualdade, fraternidade, harmonia, com uma sociedade melhor.

Temos excelentes exemplos em nossa B´nai B´rith que, desejamos, sejam perpetuados pela nova geração, numa roupagem moderna, atual, mas sempre preservando os valores mais importantes para os seres humanos e para a sociedade.

Feliz Dia, Voluntários e Voluntárias!!!
Muito grato por tudo que tem feito e ainda farão!

Abraham Goldstein
Presidente da B´nai B´rith do Brasil

Dia Nacional do Voluntariado

Veja também

Comunicado da B’nai B’rith Brasil em relação ao ataque do Irã contra Israel

A B’nai B’rith do Brasil condena o ataque indiscriminado lançado contra o Estado de Israel …