Membros da delegação do Parlamento Europeu para Relações com Israel visitaram o país para observar em primeira mão as atividades do KKL com relação à água, terra e questões ambientais. Entre os participantes estavam o atual presidente Bastiaan Belder e o seu sucessor Fulvio Martusciello.
“Nós viemos aqui para conhecer o país mais profundamente, a partir de um desejo de ajudar a promover o desenvolvimento sustentável em Israel” disse o presidente da Delegação Europeia.
Em dois dias, conheceram entre outros, uma estação de tratamento de aguas residuais próxima a Nablus, O esgoto que vem do lado palestino da fronteira, do poluído rio Nablus e da cidade de Tulkarm é tratado até poder ser reutilizado para a agricultura, na irrigação das plantações de frutas cítricas e abacate.
Os palestinos não têm interesse na utilização desta água recuperada. Israel, no entanto, é o líder mundial na recuperação de águas e a encara como uma oportunidade para simultaneamente beneficiar o meio ambiente, a agricultura e a coexistência palestino-israelense.
Ao final, os visitantes destacaram a importância dos países europeus terem contato com a realidade israelense e não focar apenas no conflito. “Nós temos que começar a olhar a situação de uma maneira mais balanceada”, disse o ex-presidente Bastiaan Belder.
“Eu acredito que se nós contarmos ao povo na Europa sobre a Israel real, a sua imagem mudará e as relações com vários países melhorarão”, concluiu o atual presidente da delegação, Fulvio Martusciello.
Você precisa fazer login para comentar.