Conib encontra Vieira, Rebelo e Jucá e debate cooperação Brasil-Israel

Uma delegação da Confederação Israelita do Brasil, chefiada por seu presidente Fernando Lottenberg, esteve no dia 13 de abril em Brasília, para encontros com o chanceler Mauro Vieira, o ministro da Ciência e Tecnologia Aldo Rebelo e o senador Romero Jucá (PMDB-RR). Na pauta, as relações políticas, comerciais e científicas (com destaque para o programa Ciências sem Fronteiras) entre Brasil e Israel e o andamento no Congresso do projeto de lei antiterror.

No primeiro contato oficial de Vieira com a Conib, os temas foram o crescente antissemitismo, o terror, o jihadismo na Europa e na América Latina (caso AMIA, morte de Daniel Nisman, ação recente do Hezbollah no Uruguai).

O chanceler externou preocupação com o preparo do Brasil para “os novos desafios, que requerem novas respostas”. Sua postura sensível ao tema mostrou uma evolução do Itamaraty para essas questões.

A Conib pediu-lhe uma postura equilibrada do Brasil em votações na ONU que dizem respeito a Israel e aos vários conflitos no Oriente Médio. Também notou que, independentemente de diferenças políticas, a relação Brasil-Israel pode ser aprofundada nas áreas comerciais e científicas. O chanceler concordou. A liderança judaica mostrou que há grande potencial para o aumento do número de bolsistas brasileiros em Israel pelo programa Ciência sem Fronteiras.

Veja também

Comunicado da B’nai B’rith Brasil em relação ao ataque do Irã contra Israel

A B’nai B’rith do Brasil condena o ataque indiscriminado lançado contra o Estado de Israel …