Congresso Sionista Mundial em Jerusalém – 20 a 23 de Outubro/2020

CONGRESSO SIONISTA MUNDIAL / JERUSALÉM 
20-23/Outubro/2020 – 02-05/Cheshvan/5781

Aconteceu nos dias 20 a 22 de outubro, extendo-se para o dia 23, o 38º Congresso Sionista Mundial.

Desta vez, devido à pandemia, foi realizado de forma virtual, envolvendo representantes de todo o mundo judaico.

A nossa B’nai B’rith foi representada por mais de 60 pessoas, sob a coordenação do Presidente, Charles Kaufman, e do Vice-Presidente Executivo, Dan Mariaschin, e a infatigável participação do Executivo da Centro Mundial da B’nai B’rith em Jerusalém, Alan Schneider.

Pelo Brasil, participaram Abraham Goldstein, Presidente da BB Brasil, e Herry Rosemberg, Presidente da BB Rio e Loja Albert Einstein.

O Congresso notabilizou-se por um importante confronto de propostas entre os principais partidos e grupos religiosos. No entanto, dada a clara posição da B’nai B’rith e outras entidades não partidárias, o bom senso prevaleceu e um acordo de ampla base representativa foi alcançado, exigindo mais um dia (23/10) para consolidação e realização do processo formal de votação.
Apresentamos abaixo a mensagem do Presidente da B’nai B’rith Internacional, Charles Kaufman, à qual apoiamos e participamos nos momentos decisivos.

“(Washington, D.C., 22 de outubro de 2020) — B’nai B’rith Internacional, Presidente Charles O. Kaufman e CEO Daniel S. Mariaschin emitiram a seguinte declaração:

Conforme a votação no Congresso Sionista Mundial começa, reafirmamos nosso foco na soberania e segurança de Israel. No espírito de unidade para o povo judeu que buscamos, a B’nai B’rith apoia o acordo de coalizão que foi anunciado no Congresso Sionista Mundial.

Somos um partido neutro e apartidário de longa data na Organização Sionista Mundial. Enviamos nossos delegados não para lidar com questões partidárias, mas para garantir uma pátria judaica. Queremos ter certeza de que há um lugar no mundo para cada judeu na diáspora e em nossa pátria eterna e bíblica. Nossa posição é trabalhar pela unidade das partes, não escolher lados ou alavancar questões da agenda privada.

A B’nai B’rith Internacional fala por si e tem feito isso desde a fundação, em 1843, e desde que estabelecemos presença em Israel, em 1888. Isso foi nove anos antes de Theodor Herzl convocar o primeiro Congresso Sionista em Basel. A B’nai B’rith estabeleceu o “Midrash Abarbanel”, a primeira biblioteca pública permanente de Israel. Nosso compromisso – independência e enfoque abrangente – vive por meio dos primeiros líderes B’nai B’rith e pioneiros sionistas como Eliezer Ben-Yehuda, o pai da língua hebraica moderna.

Não se trata de partidarismo ou divisão. A neutralidade é pessoal para nós. Defendemos a unidade em Israel.

A B’nai B’rith Internacional tem defendido o Judaísmo global e a causa dos Direitos Humanos desde 1843. É reconhecida como uma voz vital na promoção da unidade e continuidade judaica, uma defensora ferrenha do Estado de Israel, uma defensora incansável em nome dos cidadãos idosos e uma líder em ajuda humanitária. Com presença em todo o mundo, somos a Voz Global da Comunidade Judaica.

Charles Kaufman”

Shalom a todos e todas! Vamos sempre JUNTOS!!
Abraham Goldstein

Delegações que estavam em Jerusalém
Foto da sala do acordo final do 38º Congresso Sionista Mundial com as delegações que estavam em Jerusalém ( fonte: http://institutobrasilisrael.org )

Veja também

Encontro especial com a empreendedora cultural Yael Steiner.

A B’nai B’rith convida para encontro especial com a empreendedora cultural Yael Steiner. 04/03, segunda …