Brasil terá novo cônsul de Israel em São Paulo

Ontem, o governo brasileiro forneceu o reconhecimento oficial ao nome do próximo cônsul-geral de Israel em São Paulo.

Dori Goren, 60, diplomata de carreira do Ministério das Relações Exteriores de Israel deve assumir o cargo em São Paulo a partir de julho.

Ele ocupou diversos cargos na América Latina nos últimos 30 anos. Fala português e espanhol fluentemente. Sua tese de mestrado, por exemplo, teve como título “O Processo de Redemocratização no Brasil 1973-1985″.

Entre 1987 e 1988, Goren foi segundo secretário da embaixada de Israel em Brasília.

No momento, continua o impasse acerca da indicação de Dani Dayan como embaixador de Israel no Brasil não aceita pelo Itamaraty por seu nome ter sido divulgado antes da consulta ao governo brasileiro. O motivo principal, no entanto, é que Dayan liderou o Conselho Yesha, representante dos 500 mil colonos israelenses da Cisjordânia, de 2007 a 2013 e defende um estado único para israelenses e palestinos.

Conforme noticiado no Jerusalém Post, a Autoridade Palestina inaugurou dia 3 de fevereiro, em Brasília, a sede de sua primeira embaixada no Hemisfério Ocidental. Seu enviado para o Brasil, Ibrahim Alzeben recepcionou representantes do governo brasileiro, de países árabes e da comunidade árabe local.

Veja também

Comunicado da B’nai B’rith Brasil em relação ao ataque do Irã contra Israel

A B’nai B’rith do Brasil condena o ataque indiscriminado lançado contra o Estado de Israel …