ATOS NAZISTAS RECENTES NO BRASIL. TEMOS QUE AGIR E NÃO APENAS COMENTAR …

A 1ª Conferência Municipal de Promoção da Igualdade Racial de Divinópolis, realizada on line, foi alvo de atos nazistas na noite de quinta-feira. No meio da cerimônia, criminosos a interromperam, publicaram imagem da suástica e proferiram, por diversas vezes, a expressão “Heil Hitler”, além de outras saudações nazistas.

Nós, da B´nai B´rith (Filhos da Aliança), entidade que existe há 179 anos (sendo 89 no Brasil), repudiamos, veemente e categoricamente, mais esse abominável e nefasto crime contra a honra humana. É um total desrespeito ao evento, às milhões de vítimas do Holocausto, ao ser humano e à democracia. Urge que essas pessoas sejam identificadas, julgadas e severamente punidas.

Mais do que isso. É importante, além da punição, que façam uma imersão sobre o que foi o Nazismo, o Holocausto, coloquem-se no lugar das vítimas e tenham a vivência sentimental e empática do que esse, que foi um dos mais terríveis, tristes e revoltantes momento da história, significou.

Não podemos permitir a banalização do Nazismo, do Holocausto e o profundo desrespeito que esse ato causa. Lembremos que os nossos direitos terminam quando esbarram nos de outrem. Inclusive, somente nesta semana, três formadores de opinião serão investigados por suas citações e gestos relativos ao tema Nazismo. São eles: os apresentadores Monark e Adrilles Jorge e o deputado federal Kim Kataguiri. Além, também, de sabermos da livre movimentação de um jovem nazista formador de opinião, expulso da Alemanha, e ativo no Estado de Santa Catarina.

Contamos com a pronta ação legal e severa de nossas autoridades policiais e do Judiciário diante de tantas iniciativas de cunho nazista que vêm se aflorando nas últimas semanas e meses. Não há espaço para discutir e tolerar, em nome do que quer que seja, a validade de promover ideologias que praticaram a morte e a destruição deliberada de pessoas, cujos valores – sejam religiosos e/ou étnicos – não eram aceitas pelos mandatários em ações ditatoriais e inquestionáveis.

Por isso, temos, cada vez mais, de passar às novas gerações o que foi o Nazismo e o Holocausto, o que são as ideologias que promovem a exclusão e separação por discriminação, que promovem o NÓS e ELES. Para que formem, num ambiente democrático e de liberdade responsável, o conceito adequado de convivência respeitosa, de sociedade plural e integrativa. Consolidando, assim, uma enorme maioria que rejeita as barbáries e que nunca mais esse tipo de atrocidade e violência se repita contra quem quer seja.

NUNCA MAIS!

B´nai B´rith do Brasil

ATOS NAZISTAS RECENTES NO BRASIL. TEMOS QUE AGIR E NÃO APENAS COMENTAR ...

Veja também

Comunicado da B’nai B’rith Brasil em relação ao ataque do Irã contra Israel

A B’nai B’rith do Brasil condena o ataque indiscriminado lançado contra o Estado de Israel …