Sobreviventes do Holocausto fazem ciclo de palestras em SP

A Livraria Cultura do Conjunto Nacional, em São Paulo, promoverá em novembro o 5º ciclo de palestras com sobreviventes do Holocausto. As palestras ocorrerão em quatro segundas-feiras, sempre às 19h. Moderação e curadoria são de Marcio Pitliuk, escritor, cineasta e especialista em Holocausto e história judaica, que também dará uma das palestras.

É uma oportunidade única de conversar e ouvir os sobreviventes do Holocausto relatarem o terror nazista. Veja abaixo os depoentes e datas.

Marcio Pitliuk. Dia 9 de novembro. Escreveu os livros “Marcha da Vida”, “O homem que venceu Hitler”, a trilogia sobre imigração judaica do leste europeu, do Mediterrâneo e da Europa central, e dirigiu os filmes “Marcha da Vida” e “Sobrevivi ao Holocausto”

Nanette Konig. Dia 16 de novembro. Colega de escola de Anne Frank, reencontrou-a no campo de Bergen-Belsen, poucos dias antes de sua morte. Nanette desmente o mito de que os holandeses ajudaram os judeus e conta sua passagem pelo campo de concentração holandês de Westerbork.

Julio Gartner. Dia 23 de novembro. Passou por cinco campos de trabalhos forçados. Estava no gueto de Cracóvia quando este foi destruído (episódio mostrado no filme “A Lista de Schindler”). Escapou da morte sete vezes. Na ocasião será exibido o documentário “Sobrevivi ao Holocausto”, em que Julio retorna aos locais da tragédia.

Tom Venetianer. Dia 30 de novembro. Prisioneiro no campo de Terezin, campo nazista maquiado para enganar a Cruz Vermelha. Em Terezin eram enviados os intelectuais judeus e figuras proeminentes.

Após as palestras, serão permitidos fotos e autógrafos com os sobreviventes. A entrada é gratuita e não há necessidade de inscrição.

Lugares sujeitos à lotação do auditório da Livraria Cultura do Conjunto Nacional.

A realização é da PitCult e da Livraria Cultura, com apoio da B’nai B’rith.

Veja também

Comunicado da B’nai B’rith Brasil em relação ao ataque do Irã contra Israel

A B’nai B’rith do Brasil condena o ataque indiscriminado lançado contra o Estado de Israel …