É com grande indignação e repúdio que, nós, da B’nai B’rith, nos manifestamos contra a proposta e a outorga da Medalha de Mérito Pedro Ernesto pela Câmara dos Vereadores do Rio de Janeiro proposto pela vereadora Mônica Benício (PSOL) a um dos maiores atuais antissemitas do mundo, Roger Waters

É com grande indignação e repúdio que, nós, da B’nai B’rith – Filhos da Aliança – uma entidade judaica de Direitos Humanos, nos manifestamos contra a proposta e a outorga da Medalha de Mérito Pedro Ernesto pela Câmara dos Vereadores do Rio de Janeiro proposto pela vereadora Mônica Benício (PSOL) a um dos maiores atuais antissemitas do mundo, Roger Waters, ex-integrante da banda Pink Floyd e notório por suas posições antissemitas e ataques infundados ao Estado de Israel.

O que mais nos estarrece e indigna é que a indicação foi aceita por quase unanimidade dos parlamentares. A vereadora Teresa Bergher (CIDADANIA) votou contra e o vereador Pedro Duarte (NOVO) absteve-se.

Também repudiamos a recepção que Lula e Janja fizeram a esse antissemita, que destila ódio e preconceito, abraçando-o efusivamente. É decepcionante ver isso de um presidente da República que fala em entendimento. Ainda mais, num momento de guerra do Estado de Israel contra a organização terrorista Hamas, em Gaza, onde o Brasil quer ser um protagonista pela PAZ.

As ações de Roger Waters não se limitam a críticas ao governo democrático de Israel, mas sim a uma demonização completa do país e de seu povo, espalhando falsidades e teorias da conspiração infundadas.

Suas declarações públicas e atitudes nos espetáculos que promove incitam o ódio e o preconceito, contribuindo para um clima de hostilidade que é prejudicial para a paz e o entendimento mútuo, incompatíveis com os valores de igualdade, tolerância e respeito que deveriam nortear a concessão de uma medalha de honra.

É importante lembrar que a liberdade de expressão não deve ser usada como um escudo para promover o antissemitismo ou qualquer forma de discriminação.

A concessão de uma medalha a Roger Waters é um desrespeito à memória das vítimas do Holocausto e um insulto à comunidade judaica e a todos aqueles que lutam contra o antissemitismo e a discriminação.

B’nai B´rith do Brasil

Veja também

B’nai B’rith participa do II Encontro dos Centros de Educação em Direitos Humanos da Cidade de São Paulo

B’nai B’rith participa do II Encontro dos Centros de Educação em Direitos Humanos da Cidade …