Presidente do Irã pede cooperação para acabar com a guerra

Após o acordo nuclear, o presidente do Irã, Hassan Rohani, considera que o próximo passo na cooperação com o Grupo 5+1 (Estados Unidos, Rússia, China, França, Reino Unido e Alemanha) é o fim da guerra, do terrorismo e do banho de sangue no Oriente Médio, informou nesta quarta-feira a agência oficial “Irna”.

Rohani passou essa mensagem na reunião que manteve com a alta representante da Política Externa da União Europeia (UE), Federica Mogherini, durante sua visita a Teerã ontem.

“Uma das vantagens do acordo de Viena é a cooperação para cumprir com nossas obrigações compartilhadas rumo à humanidade e seus ideais, combater o terrorismo e deter a guerra e o derramamento de sangue de pessoas inocentes”, disse Rohani.

O presidente iraniano, de tendência moderada, destacou que o acordo “enviará uma mensagem de paz para todos os países. Será um testemunho de que os acordos internacionais que incorporem a justiça em seus alicerces poderão ainda ser efetivos e que o diálogo poderá chegar a soluções potenciais aos conflitos políticos”, disse.

Podemos dizer que, se o Irã de fato deixar de financiar atividades terroristas, o acordo trará grandes benefícios ao mundo, resta saber o quanto o discurso terá reflexos na prática e por quanto tempo.

http://exame.abril.com.br/mundo/noticias/

Veja também

Comunicado da B’nai B’rith Brasil em relação ao ataque do Irã contra Israel

A B’nai B’rith do Brasil condena o ataque indiscriminado lançado contra o Estado de Israel …