Prefeito de Londres afirma que combaterá antissemitismo, com tolerância zero

Sadiq Khan, prefeito de Londres

No último domingo fui honrado com o convite para o anual Iftar na Sinagoga Reformista Finchley, uma das numerosas onde eu fui bem recebido em meu primeiro Ramadã, como prefeito de Londres.

Lá foi inspirador ouvir que a sinagoga tem acolhido fiéis Bravaneses somalis locais desde que o centro comunitário deles pegou fogo em um ataque incendiário há três anos. Muitos destes indivíduos nunca tinham colocado os pés em uma sinagoga antes, mas agora têm desenvolvido amizades ao longo das refeições partilhadas, e as duas comunidades realizaram um Festival Inter-religioso de Sucot em um shopping local no ano passado.

Este é apenas um exemplo que eu testemunhei pela minha participação em uma ampla variedade de Iftars este Ramadã, de grupos religiosos que caminham juntos…

Como um muçulmano britânico, o preconceito não me é estranho. Eu sei o que é ser discriminado apenas por causa de sua formação ou religião. É por isso que eu prometo combater o racismo em todas as suas formas, desafiando o aumento alarmante do antissemitismo nos últimos anos como uma prioridade.

Estou orgulhoso por ter assinado o “Prefeitos United contra o Antissemitismo”, em minhas primeiras semanas de governo.

Infelizmente, para muitas pessoas aqui em Londres, o antissemitismo é um problema atual.

Nos últimos cinco anos, ofensas antissemitas na capital aumentaram 1535% com mais 267 infracções em 2015 em relação a 2011. Há escolas em Londres, que precisam de segurança simplesmente porque são escolas religiosas judaicas. Existem locais de culto que requerem proteção, simplesmente porque eles são sinagogas. Isso simplesmente não é bom o suficiente.

Estou adotando uma abordagem rigorosa de tolerância zero ao antissemitismo e todos os crimes de ódio – seja com base em idade, sexualidade, sexo, religião, raça, nacionalidade ou deficiência.

Eu quero que nossos policiais tenham os recursos e formação de que necessitam para investigar plenamente os crimes de ódio, e para garantir que tenhamos equipes de polícia no bairro que compreendem e refletem as comunidades que servem…

Temos de enviar a mensagem muito clara de que o antissemitismo é totalmente inaceitável e nunca pode ser justificado, e eu vou incentivar outros prefeitos de todo o país e na Europa a assinar o compromisso. Devemos trabalhar juntos para erradicar o antissemitismo onde quer que encontrá-lo – e, sim – que inclui dentro do Partido Trabalhista.

Mais importante, eu quero dar às vítimas a coragem e apoio de que necessitam para relatar cada incidente…

…eu me juntei a estudantes e visitei Auschwitz-Birkenau and, vendo em primeira mão o grande trabalho de organizações como o Holocaust Educational Trust, assegurando aos jovens aprender e entender o que aconteceu durante aquele tempo obscuro. Com o antissemitismo aumentando novamente, este trabalho é mais importante do que nunca…

O Conselho de Deputados também faz um trabalho fantástico para ajudar a proteger a comunidade judaica e é um prazer ser capaz de trabalhar com ela, bem como grupos como o Mitzvah Day, e todas as comunidades de fé de Londres, para promover a unidade e compreensão em toda a nossa cidade.

Estou orgulhoso de que Londres é uma cidade onde, a grande maioria das vezes, o povo judeu, cristão, muçulmano, sikh, budista, aqueles que não são membros de uma fé organizada, preto, branco, rico, jovem, gay, lésbica – não simplesmente toleram uns aos outros, mas se respeitam, se abraçam e celebrar entre si.

Quero enviar uma mensagem ao redor do mundo sendo o prefeito de Londres, de fé islâmica que faz mais para proteger os londrinos judeus do antissemitismo que qualquer prefeito na história desta cidade. Qualquer ataque ao povo judeu ou a comunidade judaica deveria ser considerado um ataque a todas as comunidades de Londres e tudo o que representamos.

O assassinato horrível de MP Jo Cox é um lembrete brutal que há pessoas que estão determinadas a perpetuar o ódio e a ignorância. Eu conhecia Jo como um militante destemido trabalhando em nome de alguns dos mais pobres e marginalizados do mundo – sua morte reforçou e renovou minha própria determinação em combater o crime de ódio em todas as suas formas.

Todo mundo tem um papel a desempenhar – então vamos trabalhar em conjunto e garantir que Londres continue a ser um farol mundial de tolerância, aceitação e respeito.

The Jerusalem Post

Veja também

Para quem perdeu a excelente live de ontem, com o depoimento do jornalista Caio Junqueira, da CNN, sobre sua recente viagem a Israel a convite da B’nai B’rith

Para quem perdeu a excelente live de ontem, com o depoimento do jornalista Caio Junqueira, …