“O Começo do Fim”.
O nosso povo viveu em aflição no Egito, na escravidão.
Êxodos, o segundo livro da Torá, também chamado de Shemot (Nomes), é o da redenção.
Ele destaca os líderes de Israel. A dor do povo o unia e alimentava o sonho da liberdade.
O rei do Egito ordenava a matança dos recém-nascidos escravos judeus homens, deixando as meninas viverem.
É a primeira vez na Bíblia que o povo é chamado de “Am”.
O rei, em seu poder, escravizava o nosso povo.
As egípcias Puah e Shifrah não obedeciam às ordens dele. Isto demostra que o indivíduo pode pensar mas não obedecer, como prova a história.
Fonte: Torá Hoje, de Pinchas Hacohen Peli z”l
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O Poder dos Nomes
Sempre estive impressionado pelo poder nomes.
Em nossa tradição, os nomes sempre tiveram muita expressão.
Desde o Gênesis, primeiro livro da Bíblia. Vejamos o poder dos nomes.
Por exemplo, Haman é do mal; mas o que se destaca é de Mordechai, o justo.
Entre os nomes destacados no Êxodos, segundo livro da Biblia, são: Moisés, Mira, Abrão e Jacob.
Esta riqueza de nomes faz parte do “Shem”, nosso orgulho.
Progressive Judaism. Fonte: A Torá ao redor do mundo, do Rabino David A. Kumin
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“Fé no Futuro”
Em profunda análise, o rabino examina o comportamento de Moisés ao receber instruções de D´us diante do arbusto em chamas.
“Eu sou o D’us de seus ancestrais Abraham, Isaac e Jacob. Eu que levarei o nosso povo à terra do mel e da honra.
Acredito que devemos honrar o passado, sendo a fé a nossa força.
Fonte: Rabino Jonthan Sacks
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Compilação de textos de diversos rabinos
Ernesto Strauss
Diretor de Cultura Judaica da B´nai B´rith
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