Noite de Cristais – 81 anos depois

Como sobrevivente do Holocausto, não posso deixar de lembrar esta triste data que marcou o início das perseguições aos judeus naquele tenebroso e horripilante período.

Como pode isso ter acontecido? Como a humanidade deixou que isso chegasse a acontecer principalmente num povo dito culto e civilizado? Por que o mundo se calou?

A liberdade das pessoas começou a ser tirada à força e as vidas, ceifadas. Isso jamais pode voltar a acontecer. É importante que recordemos, passemos aos mais jovens, para que, de geração em geração, le dor vador, possamos relembrar com o intuito de nunca, mas nunca mais mesmo, voltar a acontecer!

Seis milhões de judeus foram assassinados pelo simples fato de serem judeus. Seis milhões! E, hoje em dia, fico estupefato de ver como o antissemitismo continua vivo, latente e crescente. Nunca imaginei que voltaria a ver isso. É muito triste vivenciarmos novamente manifestações que apenas mostram o grau de ignorância, perversidade e racista dos que as praticam.

Queridos amigos, que possamos conviver em harmonia e tranquilidade e que deixem em paz o nosso querido Estado de Israel com sua democracia, liberdade e importantes contribuições para o mundo inteiro.

Am Israel Chai

Ernesto Strauss

 

Noite de Cristais – 81 anos depois

Veja mais imagens da Noite de Cristais em https://tinyurl.com/yzwvblkg

Saiba mais sobre a Noite de Cristais no documentário da BBC em https://www.youtube.com

Veja também

Uma noite emocionante, marcante que reuniu ganhadores do Projeto Mergulho, da B’nai B’rith.

Com o auditório repleto de professores e alunos de escolas municipais de São Paulo, ocorreu, …

Skip to content