Moderna sinagoga com pedras de Jerusalém é inaugurada em Ipanema

Nomeada em homenagem ao banqueiro e filantropo judeu Edmond J. Safra foi inaugurada no último domingo, uma moderna sinagoga no bairro de Ipanema, na Zona Sul do Rio e Janeiro.

Tido como o mais moderno centro judaico da cidade, o lugar tem a fachada construída com pedras trazidas da sagrada Jerusalém, capacidade para 440 pessoas e usa luzes de LED e madeiras recicladas. Tudo em um espaço de 1.800 metros quadrados de área construída, o que configura uma das maiores sinagogas cariocas.

O local foi escolhido pelo próprio Safra, antes de 1999, ano de sua morte. Na mesma rua, já existe uma sinagoga com capacidade quase quatro vezes menor do que esta.

Responsável pela criação da identidade visual da sinagoga, Daniel Pels reforça que, apesar de a arquitetura e a decoração manterem os elementos tradicionais da religião, buscou-se inovar em uma variedade de aspectos, como no logotipo, uma árvore, representando acolhimento.

O centro tem também um salão para festas, três mikves (piscinas para banho de purificação), salas de aula, espaço infantil, biblioteca e uma loja de artigos judaicos. Fica na Rua Nascimento Silva 115, Ipanema.

SinagogaEfmondSafra

Veja também

Mais um encontro inspirador, na B’nai B’rith, com a neuroeconomista Renata Taveiros de Saboia

Ontem, segunda-feira, tivemos mais um encontro inspirador na B’nai B’rith! A neuroeconomista Renata Taveiros de …