Manisfesto

MANIFESTO

A B’nai B’rith Brasil, vem, por meio deste manifesto, repudiar todas as manifestações anti-israelenses e antissemitas que estão sendo percebidas a partir de alguns segmentos da sociedade civil, algumas entidades no território brasileiro e inclusive algumas autoridades.

Muitas vezes disfarçadas de manifestações de cunho humanitário, elas conotam uma tomada de posição absolutamente unilateral sem espaço para diálogos.

São baseadas em desinformação e talvez até de má fé, com o cunho de difamação, calúnia e acusação ao povo judeu, abertamente expostas ou sob forma de manifestações supostamente artísticas, apresentadas como direito de expressão.

Mas sua função transcende o apoio de um povo em detrimento de outro, e acaba incorrendo em flagrante situação de negação dos direitos do povo judeu, sua perseguição e mais do que tudo, um processo de sua desumanização.

O ataque ao Estado de Israel e seus cidadãos não se encerrou em sete de outubro de 2023, como muitos gostam e querem fazer pensar, ele apenas começou.

Continuam os cidadãos israelenses a serem atacados por misseis, reféns são mantidos em condições desumanas, conforme vai sendo desvendado a partir de relatos de sequestrados que já foram libertados, após arduas negociações e pressões internacionais.

Muitos dos feridos no terrível ataque ainda sendo tratados ou morrendo em hospitais de Israel, os quais ficaram lotados, inclusive para tratamento de terroristas perpetradores da ação.

As ameaças do grupo terrorista Hamas e outros similares na região mantém vívidas as memórias das atrocidades impensáveis cometidas em outubro, e a certeza de que são capazes de repetir os mesmos atos, inclusive em escala maior, caso não sejam detidos.

É inaceitável que o romantismo de pessoas em relação a causas, justifique o ataque ao povo judeu, que tem os mesmos direitos a sobrevivência e desenvolvimento em qualquer país do mundo, e em especial no seu próprio e histórico Israel. Isso é inquestionável, e qualquer dúvida em relação ao tema faz parte de um processo de perseguição, preconceito e desumanização.

A B’nai B’rith Brasil está disponível para orientar e informar sobre o que ocorre no Oriente Médio, mas não coaduna com ataques, acusações infundadas e com importações escalonadas de conflitos.

Marta Feder – B’nai B’rith Brasil / Porto Alegre, RS

A B’nai B’rith Brasil, vem, por meio deste manifesto, repudiar todas as manifestações anti-israelenses e antissemitas que estão sendo percebidas a partir de alguns segmentos da sociedade civil, algumas entidades no território brasileiro e inclusive algumas autoridades.

Veja também

Comunicado da B’nai B’rith Brasil em relação ao ataque do Irã contra Israel

A B’nai B’rith do Brasil condena o ataque indiscriminado lançado contra o Estado de Israel …