Iom Hashoá ve Hagvurá em Porto Alegre (Dia do Holocausto e da Bravura)

Tradicionalmente, a B’nai B’rith RS organiza o ato oficial de Yom Hashoá ve Hagvurá por solicitação da Federação Israelita do Rio Grande do Sul- FIRS.

Neste ano, a #BnaiBrith e a #FIRS decidiram lançar um desafio aos movimentos juvenis Betar, Habonim Dror e Hazit Hanoar, convidando-os a organizar o ato, com o suporte da BB e da FIRS.

Eles aceitaram e trabalharam juntos, resultando no snif do Dror completamente lotado, na sua maioria de jovens dos movimentos.

Após os pronunciamentos dos presidentes da FIRS e da B’nai B’rith, houve o acendimento de velas, incluindo uma pelo filho de um holandês cristão que escondeu famílias judias durante a guerra, e outra por uma cigana cuja parte da família morreu em campos de concentração.

A B’nai B’rith RS reconhece e agradece a inestimável ajuda recebida dos membros da entidade, Liana Richter e Sérgio Zylbersztejn.

Pronunciamento do Presidente da #BBRS, Mário Epstein:

“Ao contrário de outras culturas e religiões, o #judaísmo está centrado em lembrar fatos e não pessoas. Exemplo é a Hagadá de Pessach, onde o nome de Moisés só aparece uma vez, ao passo que a saída do Egito aparece dezenas de vezes.

No seder de Pessach, a principal obrigação dos pais é ‘…e na festa do pão ázimo contarás aos teus filhos sobre a saída do Egito’.

Se a Torá fosse reescrita no fim do século 20, teríamos mais uma mitzvá: ‘E no dia do Holocausto e da Bravura, contarás aos teus filhos o que aconteceu em Auschwitz’. Isto para que, no futuro, o Holocausto não seja apenas um pé-de-página nos livros de história.

Peço aos nossos jovens que não esqueçam esta mitzvá (agora são 614) ‘…e no dia do Holocausto e da Bravura, contarás aos teus filhos o que aconteceu em Auschwitz’.

Faz parte da tradição judaica acender uma vela no aniversário de falecimento de um ente querido. O Holocausto ocorreu durante todos os dias do ano na Segunda Guerra Mundial. Por isto, concentramos no dia de Yom Hashoá ve Hagvurá o acendimento das velas por todos os que pereceram.”

Veja também

Comunicado da B’nai B’rith Brasil em relação ao ataque do Irã contra Israel

A B’nai B’rith do Brasil condena o ataque indiscriminado lançado contra o Estado de Israel …