Em Brasília, Conib debate com Polícia Federal e parlamentares medidas legislativas

Uma delegação da Confederação Israelita do Brasil, chefiada por seu presidente, Fernando Lottenberg, esteve no dia 25 de fevereiro, em Brasília, para debater com a Polícia Federal e parlamentares, entre outros, o projeto de lei antiterrorismo e o de tipificação, como crime, do negacionismo do Holocausto.

Em encontro com o diretor geral da Polícia Federal, Leandro Daiello, a Conib informou sobre sua atuação e discutiu questões atuais, como os atentados ocorridos em outros países, a dispensa de vistos para a entrada no Brasil de cidadãos de regiões em conflito, etc. Também foram abordados o caso AMIA e a morte do promotor Alberto Nisman.

Daiello afirmou que a PF “quer estar cada vez mais próxima à comunidade judaica, pois os assuntos tratados são de interesse comum da sociedade brasileira”. Ele mostrou preocupação com a falta de uma legislação que puna atos preparatórios de ações terroristas; com a legislação atual que facilita a entrada, por até seis meses, de estrangeiros que se intitulem refugiados; e com o potencial perigo trazido pelo projeto de lei de Migrações, que dificultará ainda mais a ação da Polícia Federal.

A delegação encontrou também, em seu gabinete, o senador judeu Davi Alcolumbre, do Amapá, que assumirá a presidência da Comissão de Desenvolvimento Regional e Turismo. O senador pretende auxiliar no andamento dos projetos de interesse da comunidade que tramitam no Congresso e com Ilana Trombka, diretora geral do Senado.

A Conib visitou ainda a liderança do Partido Republicano Brasileiro (PRB), presidido por Marcos Antônio Pereira, e conversou, entre outros temas, sobre a reativação da Frente Parlamentar Brasil-Israel.

No dia 2 de março, representantes da Conib e da Fisesp reuniram-se com Roberto Ciciliati Troncon Filho, superintendente da Polícia Federal em São Paulo, e com Inacy Pereira de Jesus, chefe do setor de inteligência da Polícia Federal em São Paulo. Foram abordados, entre outros temas, a colaboração nas questões de capacitação, segurança e antiterrorismo.

ConibPF

Veja também

B’nai B’rith está consternada com a invasão no Capitólio dos Estados Unidos

(Washington, D.C., 6 de janeiro de 2021) – O presidente da B’nai B’rith Internacional, Charles …

Skip to content