Por ocasião do Dia Internacional em Memória às Vítimas do Holocausto, a Confederação Israelita do Brasil (Conib), a Federação Israelita do Estado de São Paulo (Fisesp) e a Congregação Israelita Paulista (CIP) promovem um Ato Solene no domingo, 28 de janeiro, às 18h30, na Sinagoga Etz Chaim da CIP.
Além de lideranças judaicas e de sobreviventes do Holocausto, o evento contará com a presença de autoridades políticas, religiosas e comunitárias No hall da entidade acontecerá a exposição “Além do Dever – Diplomatas reconhecidos como Justos entre as Nações”, produzida pelo Yad Vashem (Museu do Holocausto de Israel) e que está sendo trazida pelo Consulado Geral de Israel em São Paulo.
O evento conta com o apoio da Agência Judaica para Israel, A Hebraica, ArqShoah, B’nai B’rith, Beth- El, Comunidade Shalom, Consulado Geral de Israel em São Paulo, Fundo Comunitário, KKL Brasil, Sherit Hapleitá, Sociedade Beneficente Israelita Brasileira Albert Einstein e Unibes.
A Assembleia Geral das Nações Unidas aprovou em 2005 uma resolução instituindo 27 de janeiro como o Dia Internacional em Memória às Vítimas do Holocausto. A data é uma homenagem aos seis milhões de judeus e às outras vítimas do extermínio nazista. A resolução afirma que o Holocausto foi um evento histórico, enfatizando o dever dos Estados-membros de educar futuras gerações sobre os horrores do genocídio e condena todas as manifestações de intolerância ou violência baseadas em origem étnica ou crença.
No Brasil, a lei que institui um dia em memória às vítimas do Holocausto, é de autoria do então vereador e hoje Secretário Estadual de Desenvolvimento Social e Deputado Federal Floriano Pesaro, e foi sancionada pelo prefeito Gilberto Kassab no dia 12 de dezembro de 2009.
Você precisa fazer login para comentar.