A comunidade judaica brasileira vem a público manifestar sua surpresa e decepção com a informação veiculada na semana passada pelo site da Folha de S. Paulo, relatando que o boletim da CNBB – Conferência Nacional dos Bispos do Brasil divulgou texto que se opõe aos esforços pelo aprofundamento do diálogo inter-religioso.
A coluna da Folha destaca o trecho: “Quando a gente não está com o coração aberto, não está disposto a acolher a palavra de Jesus, não querendo de fato assumir um compromisso de fé com Deus e com os irmãos, não buscando novos valores e não querendo uma constante mudança de vida para cada vez mais procurar uma união mais íntima e profunda com Deus, qualquer coisa torna-se motivo para a crítica e para a rejeição de Jesus”.
O jornal cita ainda a passagem: “Assim aconteceu com os judeus, que não quiseram abandonar antigos valores para viver valores novos e mais plenos, sempre procuraram motivos para dizer que eles estavam certos e Jesus estava errado”.
Nesta segunda-feira, a comunidade judaica de Roma recebeu uma mensagem do papa Francisco, que desejou seus melhores votos por ocasião de Pessach. A festa judaica se inicia nesta noite e comemora a libertação da escravidão no Egito dos faraós.
Lembramos que, durante os papados de João Paulo II e Bento XVI, houve diversas iniciativas da Igreja Católica pelo fortalecimento dos laços com o povo judeu.
A comunidade judaica considera que o diálogo inter-religioso é uma das ferramentas mais eficazes para a construção de um mundo modelado pela harmonia, baseado no respeito à diversidade e na democracia.
Confederação Israelita do Brasil
Federação Israelita do Estado de São Paulo
Você precisa fazer login para comentar.