Com lançamento em 6 de abril, Cadernos Conib no 4 debate caminhos para o combate à Intolerância

Chegando à sua quarta edição, a publicação procura mostrar não apenas a contribuição dos judeus aos debates e aos temas centrais da sociedade brasileira, como igualmente a diversidade de opiniões e o espírito democrático da comunidade judaica Cadernos Conib nº 4 apresenta uma seleção de escritos focados na promoção da tolerância e no combate à intolerância. “O povo judeu conhece muito bem os efeitos de ambos. Sofremos como nenhum outro povo as consequências devastadoras do ódio e da intolerância e aprendemos a importância inescapável de cultivar a tolerância e o entendimento depois de tanto sofrimento”, afirmam no texto introdutório Fernando Lottenberg, presidente da Conib, e Eduardo Wurzmann, secretário-geral.

Esta nova edição será lançada oficialmente na Unibes Cultural, no dia 6 de abril, em um debate com a presença de Flávia Piovesan, Secretária Especial dos Direitos Humanos, do jurista Celso Lafer e de Fernando Lottenberg.

Os textos foram escritos por Renato Janine Ribeiro, Celso Lafer, Nilton Bonder, Yossi Alpern, Bernardo Sorj, Carla Bassanezi Pinsky, Flavio Azm Rassekh, Gabriel Holzhacker, Hélio Carnassale, Henrique Veltman, Ivanir dos Santos, Jaime Pinsky, Lelette Couto, Peter Demant, Rony Vainzof, Patrícia Campos Mello.

A participação judaica na vida brasileira remonta a 1500, quando judeus portugueses aportaram com a esquadra de Pedro Álvares Cabral. Desde então, a comunidade judaica sempre participou do debate sobre as grandes questões brasileiras.

A primeira edição dos Cadernos Conib teve como destaque a questão ecológica, com depoimentos relevantes no movimento ambientalista e do desenvolvimento da Amazônia; a segunda edição destacou a contribuição judaica à construção da democracia no Brasil nas últimas décadas. Já a terceira edição debate os desafios da educação no Brasil, bem como as perspectivas da educação judaica.

cadernos-conib

Veja também

Comunicado da B’nai B’rith Brasil em relação ao ataque do Irã contra Israel

A B’nai B’rith do Brasil condena o ataque indiscriminado lançado contra o Estado de Israel …