Cai índice de antissemitismo no Brasil

A Liga Anti-difamatória – ADL – divulgou em maio 2014 os resultados da sua pesquisa mundial sobre o antissemitismo, resumida no ADL Global 100. O Brasil teve uma boa colocação. Somos menos antissemitas do que 84 dos 102 países considerados e apenas 12 tem

índices melhores que o nosso. Viva o Brasil!

Vejamos:

Brazil 16%
Iceland 16%
Singapore 16%
Uganda 16%
Nigeria 16%
Finland 15%
Ghana 15%
Norway 15%
Australia 14%
Canada 14%
US 9%
UK 8%
Vietnam 6%
Netherlands 5%
Sweden 4%
Philippines 3%
Laos 0,2%

Enquanto alguns países do Oriente Médio e África estão entre os piores antissemitas, com 80 a 93%, o Brasil tem apenas 16%. Em nosso país não constam pesquisas similares mais recentes, sendo que em 2003, o IBOPE apurou que 37% dos entrevistados não gostariam de ter um vizinho judeu. Herança triste de um passado colonial, que produziu conceitos deturpados como o verbete “judeu” dos dicionários, até hoje utilizado pejorativamente, em que pese a lei. Conclui-se então que o antissemitismo no Brasil caiu a menos da metade em 10 anos.

Mas, é bem possível que muitos dos 37% jamais poderão ficar longe de judeus, pois o sangue judaico dos cristãos novos que produziram parte da nossa nacionalidade, terá permeado gerações e gerações e hoje flui, ainda que repartido em proporções milesimais, em suas próprias veias…

Israel Blajberg – Rio de Janeiro

iblajberg@poli.ufrj.br

 

 

Veja também

Nós, da B´nai B´rith repudiamos de forma enérgica e veemente outra declaração tendenciosa, antissemita, racista e fomentadora do ódio proferida na África, pelo presidente Lula.

Nós, da B´nai B´rith – Filhos da Aliança, com 90 anos no Brasil e 180 …

Deixe um comentário