Vinte entidades judaicas comemoraram juntas os 69 anos de existência do Estado de Israel

Vinte entidades judaicas se uniram para comemorar os 69 anos da Independência do Estado de Israel. O evento União em Yom Ha’atzmaut aconteceu entre os dias 01 a 07 de maio, em São Paulo, com uma extensa agenda de atividades e uma programação cultural e festiva que marcou esta importante data.
Um Ato Central no Domingo, 07 de maio, que lotou o Teatro Arthur Rubinstein de A Hebraica, encerrou em grande estilo as comemorações da Independência de Israel.

O evento contou com a apresentação de um Mega Coral de 200 vozes e discursos dos presidentes Avi Gelberg, de A Hebraica, Bruno Laskowsky, da Federação Israelita do Estado de São Paulo e Fernando Lottenberg, da Confederação Israelita do Brasil, e também das autoridades presentes, entre elas, Yossi Shelley, embaixador de Israel no Brasil, Dori Goren, cônsul de Israel em São Paulo e dos secretários, Floriano Pesaro, representando o governador Geraldo Alckmin e Júlio Serson, representando o prefeito João Doria.

Em seus pronunciamentos, todos destacaram a importância de que a comunidade judaica permaneça forte e vibrante na diáspora para garantir que Israel, um país com poucos recursos naturais, e que em 69 anos tornou-se um modelo de superação e um grande exemplo para o mundo, continue sendo o porto seguro para o povo judeu.

A extensa programação contou ainda com apresentação musical no Colégio Renascença, harkadot (danças judaicas) na CIP e na Hebraica, cerimônia especial de Shabat e palestra na Comunidade Shalom, Feira da Comunidade da Na’amat Pioneiras São Paulo, Minecrafts (jogo de blocos) para as crianças e jovens, além da Exposição fotográfica Israel – ontem, hoje e sempre, do Fundo Comunitário.

O evento União em Yom Ha’atzmaut demonstrou que a comunidade judaica de São Paulo busca agregar valor a comunidade maior, valorizando as contribuições de Israel nas mais diversas áreas e de como sua independência simboliza a realização de um sonho e de esperança.

Ele resultou de uma parceria da Agência Judaica, A Hebraica, Beth-El, B´nai B´rith do Brasil, Comunidade Shalom, Congregação Israelita Paulista/ Lar das Crianças, Confederação Israelita do Brasil, Consulado Geral de Israel, El Al, Federação Israelita do Estado de São Paulo, Fundo Comunitário – Keren Hayesod, Israel Bonds, Keren Kayemet LeIsrael/ KKL Brasil, Na´amat Pioneiras São Paulo, Residencial Israelita Albert Einstein, Sinagoga do Colégio Renascença, Unibes e WIZO São Paulo.

Haatz5 Haatzmayt4 Haatmaut1 Haatzmaut2 Haatzmaut3

 

Veja também

Professor de esquerda ligado a Israel aborda o antissemitismo nas esquerdas

“Convivo com gente da esquerda há décadas e, tendo uma relação muito forte com Israel …