Rabino Sergio Bergman é o novo ministro do Meio Ambiente da Argentina

sergio-bergman2Depois de confirmar sua promessa de campanha de que vai propor ao Congresso o cancelamento do acordo feito com o Irã sobre as investigações do atentado à organização judaica AMIA, o presidente eleito da Argentina, Maurício Macri, anunciou os nomes dos ministros que irão compor seu gabinete, entre eles o rabino Sergio Bergman como novo ministro do Meio Ambiente. “Com grande honra aceito o cargo de ministro de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável para acompanhar o presidente Mauricio Macri”, postou o rabino no Twitter.

Bacharel em Farmácia e Bioquímica da Universidade de Buenos Aires, Bergman é reconhecido como um pensador de destaque nas questões de espiritualidade e de ativismo inter-religioso. Autor de cinco livros, criou uma rede de escolas judaicas e diversos projetos educacionais. Em 2008, o então cardeal Jorge Bergoglio escreveu, no prefácio do livro de Bergman “Argentina Cidadã”, que o rabino usa a Bíblia “como uma inspiração para construir a base do nosso comportamento cívico e elabora os fundamentos de uma espiritualidade civil”.

Bergman é diretor-executivo da Fundação Judaica e presidente da Fundação Argentina Cidadã. Foi um dos fundadores do grupo Memoria Activa, associação civil que luta pelo esclarecimento do atentado à AMIA. A vitória de Maurício Macri nas eleições argentinas foi recebida com otimismo em Israel. O primeiro-ministro Benjamin Netanyahu telefonou para Macri para cumprimentá-lo e manifestar esperança de que as relações entre Israel e Argentina “cresçam de forma positiva”.

Iton Gadol/Conib

Veja também

Encontro feminino com Renata Taveiros de Saboia

Encontro feminino com Renata Taveiros de Saboia 📅 08/04 – segunda-feira 🕛 17h00 Informações e …