Partiu a voz dos sobreviventes do Holocausto no Brasil. Sua mensagem permanecerá por muitas gerações.

Partiu a voz dos sobreviventes do Holocausto no Brasil.
Sua mensagem permanecerá de geração em geração.

Na última sexta-feira, 10 de outubro, o sobrevivente do Holocausto Ben Abraham Z´L nos deixou. Aos 90 anos, nascido em Lodz, na Polônia, o Presidente da Sherit Hápleitá do Brasil, Associação dos Sobreviventes do Holocausto, agradecia sempre ao povo brasileiro pela forma como foi recebido no país onde pode reconstruir sua vida.

Henry Neckryz saiu dos campos de concentração aos 14 anos, doente e alquebrado. Relatava sempre que então decidiu contar ao mundo tudo o que presenciou no Holocausto. Mudou seu nome para Ben Abraham: mensageiro e cumpriu sua promessa ao lado da companheira incansável, sua querida Miriam.

Há mais de quinze anos Ben Abraham trouxe à B’nai B’rith a ideia de levar o estudo da história do Holocausto às escolas públicas, através de um concurso de redações, já com o apoio da Câmara Municipal de São Paulo e do vereador Gilberto Natalini.

A Secretaria Municipal da Educação de São Paulo, na gestão da prefeita Marta Suplicy aceitou prontamente o desafio. Começamos com uma aula na própria Secretária, onde compareceram 30 professores. Naquela manhã, Edda Bergmann Z’L, então presidente da B’nai B’rith do Brasil falou sobre a presença dos judeus no país e Ben Abraham sobre o Holocausto com seu depoimento contundente e filmes feitos pelos próprios nazistas.

Dez anos depois, o evento transformado em Jornada Interdisciplinar sobre o Estudo da História do Holocausto reunia 1.200 educadores, no Memorial da América Latina em São Paulo. Para isto foi fundamental a atuação do presidente da B’nai B’rith do Brasil Abraham Goldstein e da historiadora Dra. Maria Luiza Tucci Carneiro, coordenadora do LEER/USP. Hoje é realizada no Rio de Janeiro, Paraná e Rio Grande do Sul, pela B’nai B’rith local com apoio das Secretarias da Educação e diversas instituições. Este é um dos programas que Ben Abraham nos incentivou a iniciar e apoiava com sua presença e incontáveis palestras nas escolas, por mais longe que fosse.

Pelo país afora, alunos e professores se interessam pelo tema e vem, promovendo o estudo deste terrível período da História da humanidade, do racismo e da intolerância. Este ano, a B’nai B’rith com a peça teatral Mergulho, de autoria de Leslie Marko, levou a mensagem diretamente a mais de 2 mil alunos da periferia de São Paulo. Uma parceria com a Companhia Gesto de Teatro e Secretaria Municipal da Educação.

Ben Abraham estamos presentes!

Tenha certeza que sua mensagem ficará marcada para sempre em todos os participantes da Marcha da Vida, que visitam a Polônia, assim como em todos os que ouviram seus relatos e leem seus livros.

Através das incontáveis sementes que plantou sem descanso por todo o Brasil e em muitos países, sua mensagem permanecerá viva, sendo levada de geração em geração!

Como disse a profa. Maria Rute Alves Brito após palestra dos sobreviventes na escola em que lecionava: ”Ben Abraham, Dona Miriam, vocês mudaram minha vida”.

Ben Abraham: você mudou a vida de muitas pessoas. Obrigada.

IMG_0043
Sessão Solene dos Heróis e Mártires da 2ª. Guerra Mundial, na Câmara Municipal de São Paulo, 2014. Ao lado do vereador Gilberto Natalini, proponente do evento e Abraham Goldstein, presidente da B’nai B’rith do Brasil, que promove a Sessão juntamente com a Sherit Hapleitá do Brasil, presidida por Ben Abraham e Câmara Municipal de São Paulo.
IMG_9670
Na B’nai B’rith ao entregar os prêmios aos alunos vencedores do Concurso sobre o Holocausto, ao lado da profa. Maria Rute Alves Brito, responsável pela aluna que conquistou o primeiro lugar, juntamente com Abraham Goldstein, presidente nacional da instituição e a historiadora Dra. Maria Luiza Tucci Carneiro, coordenadora do LEER/USP.
Ben-Abraham1
Encontro com os alunos da ETC Mandaqui, após palestra com sua esposa Miriam Neckryz, também sobrevivente do Holocausto.

Veja também

Comunicado da B’nai B’rith Brasil em relação ao ataque do Irã contra Israel

A B’nai B’rith do Brasil condena o ataque indiscriminado lançado contra o Estado de Israel …