Israelenses e Palestinos assinam acordo sobre a água

Água, água em todos os lugares. Israel e a Autoridade Palestina assinaram um acordo de cooperação para a água no último domingo, o quarto maior acordo sobre infraestrutura celebrado no último ano e meio.

O acordo, que restaura o Comitê Conjunto de Água Israelense-Palestina, foi assinado pelo general Yoav Mordechai, chefe do escritório da Coordenação de Atividades Governamentais nos Territórios ((COGAT )) e Hussein al-Sheikh, Ministro de Assuntos Civis da Autoridade Palestina.

O comitê está encarregado de modernizar a infraestrutura de água na Cisjordânia, propiciando às aldeias e vilarejos palestinos melhor acesso à água.

O comitê foi originalmente criado como uma medida temporária pelo acordo interino de Oslo II em 1995, e deveria funcionar por cinco anos. E se reuni pela última vez há seis anos. O acordo foi assinado no inverno para que o comitê pudesse estar totalmente operacional no verão, a estação da seca. Os dois lados também concordaram em um mecanismo de planejamento estratégico conjunto que irá gerenciar os recursos hídricos até 2040 e atender às necessidades da crescente população.

O acordo da água mostrou que é possível chegar a “entendimentos e acordos ao lidar com questões práticas, bilaterais, livres de influências externas, lidando com os recursos naturais e outros problemas de infraestrutura que afetam toda a população”, disse Mordechai.

Os outros acordos de infraestrutura assinados por Israel e a Autoridade Palestina no último ano e meio englobam a eletricidade, o correio e o serviço de telefonia 3G.
Veja mais em www.theisraelproject.org

Veja também

Festa das Luzes

Amigos e colegas de Diálogo! A Festa das Luzes é um encontro para todas as …