Aconteceu dia 6 de junho, na sede da B’nai B’rith, a Sessão Solene em Homenagem aos Heróis e Mártires da Segunda Guerra Mundial, uma iniciativa do vereador Gilberto Natalini, promovida pela Câmara Municipal de São Paulo, B’nai B’rith do Brasil, Sherit Hapleitá, Unibes. FEB e Forçar Armadas Brasileiras.
Na presença de inúmeros sobreviventes, disse o vereador Natalini: “Esta Sessão Solene que realizo há 14 anos, é um libelo pelos judeus e por todos que sofreram na Segunda Guerra Mundial”, “o Holocausto existiu e esse fato precisa ser lembrado para que nunca mais se repita”.
Lembrou: ”Infelizmente não poderemos mais contar com a presença de Ben Abraham”,(que foi o idealizador deste evento) e assumiu o compromisso: “e em homenagem a esse grande homem e a todos os sobreviventes darei continuidade a esta Solenidade, enquanto estiver na Câmara”.
O cônsul Yoel Barnea ressaltou que o Holocausto foi a bancarrota dos valores mundiais e que os judeus continuam a ser atacados nos dias de hoje somente pelo fato de serem judeus. “O extremismo e o terrorismo não conhecem fronteiras”, disse, e são uma ameaça à “sobrevivência de nossas sociedades”, conclamando todos a se unirem em busca da paz.
“A eterna vigilância é o preço da liberdade”, lembrou Nanete Konig, em nome dos sobreviventes do Holocausto.
“Vocês sobreviventes, vocês membros da nossa Força Expedicionária são a nossa referência positiva de como devemos resistir e superar os desafios que a tirania intolerante nos traz…Vamos incansavelmente procurar a paz justa para todos. Shalom”, concluiu.
Na ocasião, sobreviventes do Holocausto acenderam velas em memória dos 6 milhões de judeus que pereceram e o representante da FEB e o das Forças Armadas acenderam uma vela em homenagem aos pracinhas. O rabino Iehuda Gitelman, da Comunidade Beth-El, que gentilmente cedeu o espaço da sinagoga para a realização da cerimônia, proferiu as orações em memória dos mortos.
A profa. Maria Ruth Alves Brito coordenou os alunos da Escola Municipal Joaquim Nabuco, que leram poemas sobre o Holocausto, tema que estudam em sala de aula.
A Orquestra Laetare, sob a regência da maestrina Muriel Waldman também contribuiu para abrilhantar o evento.
Você precisa fazer login para comentar.