Uma verdadeira aula foi ministrada pelo cônsul geral de Israel em São Paulo, Dori Goren, na B’nai B’rith na noite desta quinta-feira, 27 de outubro.
Ao falar sobre o tema “Atualidades e Geopolítica do Oriente Médio”, Goren destacou como grande mudança em relação às últimas décadas o enfraquecimentos dos Estados Unidos na região, em contraposição ao fortalecimento dos russos. Explicou em detalhes as causas políticas, étnicas e econômicas da guerra na Síria, as lutas entre xiitas, sunitas e alauítas, as batalhas por Alepo e Mossul – as maiores cidades do país. “Os russos estão cometendo crimes contra a humanidade em Alepo, e o mundo não fala nada, estão matando mulheres e crianças, e mais uma vez, o mundo se cala, como aconteceu no Holocausto”, afirmou Goren.
Para ele, o principal interesse da Rússia na região, seria o de impedir o acesso da Europa às imensas reservas de gás, pois hoje o continente europeu depende dos russos para seu abastecimento, essencial, ainda mais para enfrentar os invernos rigorosos. Além, é claro, de ter acesso ao Mar Mediterrâneo.
O papel da Turquia, cada vez menos democrática, a retomada das relações diplomáticas do país com Israel, o Irã pós acordo com os EUA, o Hezbollah, e o ISIS também foram abordados na palestra. “O Estado Islâmico está perdendo território, mas a ideia do ódio ao Ocidente persistirá”, ressaltou, dentre a complexidade de forças em disputa no Oriente Médio, cujas consequências são importantes para Israel, assim como para todo o mundo Ocidental. Mencionando o recente episódio das Resoluções da UNESCO sobre Jerusalém, disse: “Os cristãos ainda não perceberam que os ataques aos judeus e a Israel também os afetam e que deveriam se unir a nós nesta luta”.
Zeila Sliozbergas, presidente da B’nai B’rith de São Paulo, agradeceu ao cônsul Dori Goren pela brilhante exposição. O diplomata, que veio acompanhado de sua esposa, foi apresentado por Laura Trachtenberger Hauser, assessora política do Consulado de Israel em São Paulo.
O presidente nacional da entidade, Abraham Goldstein e esposa compareceram ao evento, que contou entre outros, com a presença de Charles Tawil, do Jewish Inn.
Você precisa fazer login para comentar.