A Contribuição dos Judeus, Marranos e Cristãos-Novos na Construção do Brasil
Ao completar quinze anos de existência, o Concurso Fábio Dorf da B’nai B’rith do Brasil traz diversas inovações.
O Concurso sempre se caracterizou ao propor temas que pedem ao aluno das escolas judaicas uma pesquisa, avaliação, reflexão e contribuição criativa. E as escolas, educadores e alunos sempre responderam à altura.
“Desta vez não será diferente”, acredita Abraham Goldstein, presidente nacional da B’nai B’rith.
Em 2016 o tema é: A Contribuição dos Judeus, Marranos e Cristãos-Novos na Construção do Brasil, com especial atenção para a influência dos valores judaicos no enfrentamento da realidade.
Abraham Goldstein explica: “ao mostrar que os judeus, marranos e cristãos-novos estão presentes na construção do nosso Brasil a mais de 500 anos, e que seus antepassados contribuíram para a formação deste país, os alunos verão que estão de fato integrados a esta história, levando a um fortalecimento da identidade judaica no Brasil”.
Outra inovação é o material de apoio fornecido às escolas: a B’nai B’rith solicitou as professoras Dras. Eneida Ribeiro e Daniela Levy, do Núcleo de Pesquisas da Professora Dra. Anita Novinsky, da Universidade de São, que recém lançou o livro: “Os Judeus na Construção do Brasil” – o desenvolvimento de duas vídeoaulas com fatos e personagens relevantes da história da Península Ibérica e do Brasil, além de um power point com explicações mais detalhadas, que já foram disponibilizados às escolas participantes do certame.
Para se aproximar da linguagem do aluno, o trabalho final deverá ser uma gravação em vídeo, com som e imagem.
Hoje, não dá para falar em história do Brasil sem a participação dos judeus, tanto no período colonial, quanto posterior. Mas isto não está nos livros didáticos. Assim mais uma vez a B’nai B’rith busca contribuir com as nossas escolas, nesta parceria que comemora quinze anos de sucesso.
Você precisa fazer login para comentar.