Carter quer que UE exija rótulos para produtos da Cisjordânia

O ex-presidente dos EUA apela a UE de estar por trás condenação de expansão dos assentamentos e rotular os produtos de forma clara.

O ex-presidente dos EUA Jimmy Carter quer que a União Europeia  implementação de uma lei obrigando que os produtos vindos das colônias israelenses da Cisjordânia sejam rotulados como tal. As afirmações efetuadas em viagem de Carter à Irlanda foram publicadas no Irish Times. 

“A UE tem condenado repetidamente a expansão dos assentamentos na Cisjordânia”, teria dito Carter, afirmando ainda que os produtos da região seriam ilegais, sob a lei internacional, pois para a União Europeia qualquer construção  israelense além das fronteiras de 1967 seria uma intrusão.

As afirmações foram transmitidas pelos “anciãos” irlandeses, em especial pela ex-presidente da Irlanda, Mary Robinson.

No entanto Robinson foi rápida a dizer que o movimento não é um ataque a Israel, mas sim um esforço para incentivar o processo de paz estagnado, de acordo com o Irish Times. 

“As pessoas em toda a Europa, na sua qualidade de consumidores, têm o poder de reacender a esperança no Oriente Médio”, disse ela. “Como o maior parceiro comercial de Israel, a UE poderia enviar um sinal forte ao introduzir, diretrizes claras de rotulagem.”

Veja também

Encontro feminino com Renata Taveiros de Saboia

Encontro feminino com Renata Taveiros de Saboia 📅 08/04 – segunda-feira 🕛 17h00 Informações e …

Deixe um comentário