B´nai B´rith e o chamamento à oração pela paz no Oriente Médio

B´nai B´rith e o chamamento à oração pela paz no Oriente Médio

A B´nai B´rith Brasil apoia a iniciativa da B’nai B’rith Argentina de saudar a decisão do Papa Francisco de fazer um chamado à oração para a paz aos judeus, árabes e cristãos que se realizará no próximo dia 6 de junho no Vaticano.

O gesto do Papa Francisco ao convidar para “sua casa” os representantes israelenses e palestinos renova as esperanças de revigorar o processo de paz no Oriente Médio.

A B´nai, firmemente comprometida com o diálogo inter-religioso valoriza e aprecia o esforço do Papa Francisco em continuar sua prédica de diálogo e fraternidade entre os homens e os povos.


Shavuot: a outorga da Torá, a liberdade e a lei

Nesta terça ao entardecer a comunidade judaica inicia as comemorações de Shavuot, que duram dois dias.

Em Shavuot celebramos a outorga da Torá, no Monte Sinai. Isso foi realmente o começo de nossa identidade total como judeus.

Em Pessah, o povo judeu recebeu a liberdade, mas ela só está completa quando recebemos os 10 Mandamentos e a Torá, ou seja, a Lei. O ensinamento divino já mostrava que não há liberdade sem lei.

Mas, celebramos em Shavuot duas festividades: a religiosa e a agrícola, pois em Israel é época de colheita.

Então agradecemos duplamente: pela Torá, joia imaterial que influenciou toda a civilização ocidental, e pelos frutos da terra, uma prova a mais da bondade de D’us.

Esse amálgama do divino com o terreno, que é o sentido da vida judaica reflete-se nesta festa, quando nas sinagogas em todo o mundo livre há serviços religiosos com orações e noite de estudos.

Chag Sameach Shavuot

Lia Bergmann

Com a colaboração de Isaac Dahan – Chazan/Shaliach Tsibur da Comunidade de Manaus

Veja também

Para quem perdeu a excelente live de ontem, com o depoimento do jornalista Caio Junqueira, da CNN, sobre sua recente viagem a Israel a convite da B’nai B’rith

Para quem perdeu a excelente live de ontem, com o depoimento do jornalista Caio Junqueira, …

Deixe um comentário