Foi recebida nesta segunda-feira, 1 de agosto, em São Paulo, a Dra. Luislinda Valois, Secretária Nacional de Políticas para a Igualdade Racial do Ministério da Justiça e Cidadania.
Na ocasião, o Secretario estadual da Justiça e Defesa da Cidadania, Dr. Marcio Fernando Dias Rosa disse de sua admiração pelo trabalho da desembargadora Valois e que pretende seguir os passos da Dra. Eunice Prudente, mulher e negra que foi Secretária da Justiça de São Paulo.
A B’nai B’rith estava presente, representada pela assessora de Direitos Humanos Lia Bergmann: “A Dra. Luislinda me falou que esteve em Auschwitz e que vê semelhanças na história dos negros e dos judeus”.
A recepção realizada pela Coordenação de Políticas para a População Negra e Indígena contou com o apoio do Conselho de Participação e Desenvolvimento da Comunidade Negra do Estado de São Paulo. A Dra. Elisa Lucas, responsável pela Coordenação relatou o amplo trabalho efetuado.
Dra. Luislinda afirmou que tudo o que “os pretos” têm obtido é pouco. Ela contou que mesmo tendo passado em primeiro lugar em Concurso na Bahia foi preterida devido à cor da pele, enviada para o Paraná e que o racismo em sua terra natal continua forte. Há pouco sofreu constrangimento no aeroporto em Salvador porque o carro que vinha busca-la demorou. Não basta ter cotas nos concursos, alertou, pois, mesmo passando na prova escrita, na hora da prova oral, quando vem a pessoa, o negro não passa.
Na mesma data ela esteve com o governador Geraldo Alckmin que afirmou que o Plano Estadual da Igualdade Racial será efetivado.
Você precisa fazer login para comentar.