Purim é o momento de celebrar o milagre do bem contra o mal

Purim é o momento de celebrar o milagre do bem contra o mal

Purim é uma das festas mais alegres e vibrantes do calendário judaico. Celebrada anualmente no 14º dia do mês de Adar, esta festividade comemora a salvação milagrosa do povo judeu da aniquilação planejada pelo maligno Haman, ministro do Rei da Pérsia Ahasuerus, no século IV antes da era cristã, conforme registrado no Livro de Ester. Além de suas conotações históricas e religiosas, Purim também se tornou um momento de reflexão sobre valores fundamentais, como fraternidade, direitos humanos e a busca pela paz.

A B’nai B’rith, uma das mais antigas e influentes organizações judaicas do mundo – com 180 anos internacionalmente e 90 anos no Brasil -, promove esses valores essenciais por meio de seus diversos pilares, que incluem a promoção da fraternidade entre os povos e a defesa dos direitos humanos. Durante a celebração de Purim, esses princípios ganham destaque especial, servindo como um lembrete do compromisso contínuo da comunidade judaica com a justiça social e a igualdade.

A história de Purim é marcada pela coragem e determinação de Ester, uma jovem judia que se tornou rainha da Pérsia e desempenhou um papel crucial na salvação de seu povo. Seu exemplo inspirador destaca a importância da solidariedade e da unidade em tempos de adversidade, valores que estão no cerne da fraternidade promovida pela B’nai B’rith.

Neste momento, não podemos celebrar com alegria, porque 136 israelenses continuam reféns de uma organização terrorista, HAMAS, na região de GAZA. Mas, podemos, sim, reforçar o nosso compromisso com a educação, conhecimento, democracia e promoção da justiça e da igualdade para todos.

Esperamos que os incansáveis diálogos e negociações possam levar à libertação dos reféns com integridade física e moral e que esteja presente o milagre que, definitivamente, remova todos os obstáculos para o encontro da PAZ e convivência harmoniosa entre os israelenses e todos seus vizinhos, incluindo, inquestionavelmente, os palestinos.

Que esta festividade nos inspire a agir com coragem e compaixão em face das injustiças e atuar para termos um mundo mais justo e harmonioso para todos. Chag Purim Sameach!

B’nai B´rith do Brasil

Purim é o momento de celebrar o milagre do bem contra o mal

Veja também

Encontro da B’nai B’rith, no Zena Cucina, para a Confraternização de Purin

Aconteceu na noite da última quinta-feira (21), o encontro da B’nai B’rith para a Confraternização …