Premiação do Concurso de Redações “Holocausto Múltiplos Olhares”, da B’nai B’rith RS

Em 26 de setembro de 2015, em Porto Alegre, Rio Grande do Sul, aconteceu a VI Jornada sobre o Ensino da História do Holocausto em Defesa da Democracia e Cidadania, promovida pela B’nai B’rith/RS, com a parceria das Secretarias Estadual e Municipal de Educação e Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), além do apoio logístico do Ministério Público Estadual, onde se realizou o evento.

Dedicada a Professores das Redes Estadual, Municipal e Universitária, contou na ocasião com, em torno de 400 professores. Como finalização da Jornada, foi proposto aos Professores um Concurso de Redação para alunos, com o tema: “Holocausto Múltiplos Olhares”.

Em 3 de dezembro de 2015, no Auditório da Federação Israelita do Rio Grande do Sul (FIRS), foi realizada a Cerimônia de entrega dos Prêmios às três primeiras colocadas, de acordo com a escolha da Comissão Julgadora do Concurso. Compareceram autoridades das Secretarias de Educação Estadual e Municipal, caravanas de alunos das Escolas premiadas, além de o Presidente da FIRS e membros da Comunidade Judaica, notadamente Irmãos da B´nai B´rith/RS.

Ao final foi oferecido um coquetel aos presentes, durante o qual, a confraternização e alegria dos jovens das Escolas Premiadas, foi a tônica que justificou o encontro. As fotos indicam os momentos mais significativos, com a fala de professores e a leitura das Redações pelas alunas premiadas. Salientamos que o 1ª lugar consiste em propiciar uma visita ao Museu do Holocausto, em Curitiba, Paraná, para a aluna e o professor orientador da mesma.

Veja os premiados: 1º. Lugar – Escola: EEEM Campos Verdes – Alvorada, Professor orientador: Silvio Tadeu Assumpção Farias, Aluna(o): Eduarda Herzog Morel. 2º. Lugar – Escola: EEEM Mestre Santa Bárbara – Bento Gonçalves, Professora orientadora: Marta Bertani, Aluna(o): Júlia Caroline Marcolin. 3º. Lugar – Escola: Colégio Estadual Carneiro Campos – Serafina Corrêa Professor orientador: André Betinardi, Aluna(o): Amália Frana.

P1020804
Mesa dos trabalhos: Pedro Gus, vice-presidente da B’nai B’rith Brasil (Região Sul) com a palavra.
P1020807
Representante do Sec. Estadual de Educação, dr. Pedro, Nedli Valmórbida (representando a Sec. Municipal de Educação) e Ieda Gutfreind (em pé, da Comissão Julgadora)
P1020824
Primeira colocada e seu professor
P1020818
Aluna que tirou 2º lugar e sua professora.
P1020814
Terceira colocada e seu professor.

Veja também

Comunicado da B’nai B’rith Brasil em relação ao ataque do Irã contra Israel

A B’nai B’rith do Brasil condena o ataque indiscriminado lançado contra o Estado de Israel …