Nas proximidades do Monte do Templo, local que se tornou alvo de disputas políticas na Unesco, hoje em um ataque, palestinos mataram policiais israelenses, deixando um ferido, e depois foram mortos. O presidente da Autoridade Palestina, Mahmoud Abbas, em telefonema ao primeiro-ministro Benjamin Netanyahu, condenou o ataque, mas pediu a reabertura do local aos muçulmanos para suas orações.
Israel planeja concluir a construção de um centro turístico na Cidade Velha de Jerusalém, afirmou neste domingo (9) o primeiro-ministro.
O Centro de Kedem ficará no bairro de Silwan, próximo ao Portão de Dung da Cidade Velha, que dá acesso ao Muro das Lamentações.
A medida vem como resposta a duas resoluções recentes do Comitê do Patrimônio Mundial da Unesco, reunido na semana passada em Cracóvia, na Polônia. A primeira rejeita a soberania israelense sobre Jerusalém e condena as escavações arqueológicas na Cidade Velha; e a segunda inscreve a Tumba dos Patriarcas, em Hebron, na lista do Patrimônio Mundial em Perigo e como patrimônio palestino.
De acordo com a tradição, lá estão enterrados Abraão, pai das três religiões monoteístas, seu filho Isaac, seu neto Jacó e suas esposas Sara, Rebeca e Lia.
O novo centro de visitantes em Jerusalém estará localizado na chamada Cidade de David, em uma área de 16.000 m2, como parte de um projeto maior que incluirá um teleférico e novas rotas de acesso ao Muro das Lamentações.
“Os primeiros visitantes que vou convidar serão as delegações da UNESCO e da ONU”, disse o primeiro-ministro.
Jerusalem Post
Representação do Centro de Kedem. Foto: Divulgação.
Você precisa fazer login para comentar.