No sábado, dia 26 de setembro, no excelente auditório do Ministério Público do Rio Grande do Sul, em Porto Alegre, aconteceu a VI Jornada sobre o Ensino da História do Holocausto Em Defesa da Democracia e da Cidadania, sob o título – Holocausto – Múltiplos Olhares. Organizada pela B’nai B’rith/RS, teve como parceiros a Secretaria Municipal de Educação de Porto Alegre, Secretaria Estadual de Educação do RS, Universidade Federal/RS e Ministério Público/ RS. Patrocinaram o evento o Instituto JAMA, ABC da Saúde e San Marino Veículos.
O público presente foi em torno de 400 pessoas, dentre professores das redes municipal e estadual de ensino, escolas particulares e universidades, além de grande número de interessados no tema, sem vinculação com escolas.
A abertura do evento contou com a presença de diversas autoridades, entre elas, Abraham Goldstein, presidente da B’nai B’rith Brasil, prefeito José Fortunati, Luiz Antônio Alcoba de Freitas, representante do Governador do Estado e Secretário de Educação em exercício, Zalmir Chwartzmann, presidente da Federação Israelita do RS, Ricardo Vaz Seelig, representante do Ministério Público Estadual e Luiz Carlos Levenzon, representando a seccional RS da OAB.
Uma intensa programação foi preparada pela Comissão Organizadora, coordenada por Matilde Gus e composta por professoras das Secretarias de Educação do Estado e do Município, UFRGS e membros da B’nai B’rith/RS.
O programa (que incluiu almoço e café da tarde) constou da apresentação de vídeos, músicas e dramatização e com os seguintes palestrantes: Jairo José da Silva (SP) e Marcio Pitliuk (SP), Luís Edmundo de Souza Moraes (Rio de Janeiro), Michel Gherman (Rio de Janeiro), Arthur Saute (POA), Daniela Raad (POA) e Wremyr Scliar(POA). A convidada de honra foi a Sra. Nanette Konig, de São Paulo, sobrevivente do Holocausto, colega de escola de Anne Frank. Nanette, com muita riqueza de memória e emoção, nos contou sua história durante os anos sob jugo nazista na Holanda e após na Alemanha, no campo de concentração de Bergen-Belsen, onde encontrou com Anne Frank, pouco antes da morte desta.
O final da Jornada se deu com o lançamento do Concurso de Redações que se destina aos alunos de escolas públicas e particulares. A premiação ocorrerá em 01 de dezembro no Auditório da Federação Israelita/RS.
Marili Scliar Buchalter – B’nai B’rith/RS




Você precisa fazer login para comentar.