VI Jornada sobre o Ensino da História do Holocausto, em Defesa da Democracia e da Cidadania – Um Grande Sucesso

No sábado, dia 26 de setembro, no excelente auditório do Ministério Público do Rio Grande do Sul, em Porto Alegre, aconteceu a VI Jornada sobre o Ensino da História do Holocausto Em Defesa da Democracia e da Cidadania, sob o título – Holocausto – Múltiplos Olhares. Organizada pela B’nai B’rith/RS, teve como parceiros a Secretaria Municipal de Educação de Porto Alegre, Secretaria Estadual de Educação do RS, Universidade Federal/RS e Ministério Público/ RS. Patrocinaram o evento o Instituto JAMA, ABC da Saúde e San Marino Veículos.

O público presente foi em torno de 400 pessoas, dentre professores das redes municipal e estadual de ensino, escolas particulares e universidades, além de grande número de interessados no tema, sem vinculação com escolas.

A abertura do evento contou com a presença de diversas autoridades, entre elas, Abraham Goldstein, presidente da B’nai B’rith Brasil, prefeito José Fortunati, Luiz Antônio Alcoba de Freitas, representante do Governador do Estado e Secretário de Educação em exercício, Zalmir Chwartzmann, presidente da Federação Israelita do RS, Ricardo Vaz Seelig, representante do Ministério Público Estadual e Luiz Carlos Levenzon, representando a seccional RS da OAB.

Uma intensa programação foi preparada pela Comissão Organizadora, coordenada por Matilde Gus e composta por professoras das Secretarias de Educação do Estado e do Município, UFRGS e membros da B’nai B’rith/RS.

O programa (que incluiu almoço e café da tarde) constou da apresentação de vídeos, músicas e dramatização e com os seguintes palestrantes: Jairo José da Silva (SP) e Marcio Pitliuk (SP), Luís Edmundo de Souza Moraes (Rio de Janeiro), Michel Gherman (Rio de Janeiro), Arthur Saute (POA), Daniela Raad (POA) e Wremyr Scliar(POA). A convidada de honra foi a Sra. Nanette Konig, de São Paulo, sobrevivente do Holocausto, colega de escola de Anne Frank. Nanette, com muita riqueza de memória e emoção, nos contou sua história durante os anos sob jugo nazista na Holanda e após na Alemanha, no campo de concentração de Bergen-Belsen, onde encontrou com Anne Frank, pouco antes da morte desta.

O final da Jornada se deu com o lançamento do Concurso de Redações que se destina aos alunos de escolas públicas e particulares. A premiação ocorrerá em 01 de dezembro no Auditório da Federação Israelita/RS.

Marili Scliar Buchalter – B’nai B’rith/RS

mesa
Mesa diretora dos trabalhos, da esq. para a dir.: Pedro Gus, Vice-Presidente da B’nai B’rith Brasil/RS, Cleci Maria Jurach, Secretária Municipal de Educação, Sebastião Melo, Vice-Prefeito de Porto Alegre, José Fortunati, Prefeito de Porto Alegre, Ricardo Seelig, Representante do Ministério Público Estadual, onde se realizou a VI Jornada, Abraham Goldstein, Presidente da B’nai B’rith Brasil, Luís Antônio Alcoba de Freitas, Representante do Governador do Estado e Secretário Estadual de Educação em Exercício, Luiz Carlos Levenzon, Representante da OAB/ Seccional RS, Zalmir Chwartzmann, Presidente da Federação Israelita/RS
prefeito
Prefeito de Porto Alegre fala na abertura da VI Jornada, aos 400 professores que compareceram ao evento, no auditório do Ministério Público.
AG1
Abraham Goldstein, presidente da B’nai B’rith Brasil, ressaltou a atuação em defesa dos direitos humanos da instituição junto aos educadores e também aos alunos.
Nanete3
Duas sobreviventes do Holocausto, que estiveram no campo de Bergen Belsen se reencontraram em um momento emocionante. Herta Spier, judia polonesa passou parte da II Guerra Mundial no campo de concentração de Auschwitz e depois foi levada para Bergen e hoje vive em Porto Alegre. Nanette Konig, judia holandesa, foi colega de Anne Frank. Foi enviada para o campo de Bergen Belsen, onde reencontrou Anne Frank, às vésperas de sua morte. Hoje reside em São Paulo e veio a Porto Alegre para dar seu depoimento na VI Jornada sobre o Ensino da História do Holocausto, dia 26 de setembro último.

Veja também

Para quem perdeu a excelente live de ontem, com o depoimento do jornalista Caio Junqueira, da CNN, sobre sua recente viagem a Israel a convite da B’nai B’rith

Para quem perdeu a excelente live de ontem, com o depoimento do jornalista Caio Junqueira, …